Avanço do Mar chega quase ao marco geodésio. (Portugal)



O avanço das águas do mar que se tem registado ao longo dos últimos anos na costa litoral, regista em Afife na área do Porto, uma diminuição muito significativa da duna e muitos ainda se lembram que há menos de três décadas, o marco geodisico colocado na duna do Porto, encontrava-se a 30 metros do inicio do arealde praia .e hoje o mesmo encontra-se praticamente a ser derrubado.

Há quatro anos, este marco estava a cinco metros do inicio do areal, só que as investidas do mar, em alturas de mares vivas, tem reduzido a duna primaria, retirando-lhe a área.

Esta é certamente uma situação preocupante e que em outros tempos mereceu especial atenção por parte da junta de freguesia e da própria capitania, já que as pessoas eram obrigadas a semearem o feno, para consolidar as dunas e evitar que o vento lhe retirasse as areias.



O marco em 2010, com 4 metros de duna pela frente

Acontece que nada tem sido feita para consolidar as dunas em Afife e evitar o seu desgaste, assim e se nada vier a ser feito a curto prazo para evitar o desgaste das dunas, especialmente na área do Porto, tudo aponta para que o mar possa em tempos de maresia, ir alem do marco geodésico.

Agora olha-se com preocupação para as proximas mares vivas da semana que vem,pois se caso o mar se encontre com vagas alterosas, pode haver mais estragos nas dunas.



Fonte: http://afifedigital.blogs.sapo.pt

Comentários

Mais visitados