Workshop debate gestão costeira do litoral de Pernambuco

Será realizado, de 29 deste mês a 1º de novembro, o Workshop Internacional Gestão Costeira Integrada do Litoral e Região Metropolitana de Pernambuco – Dados Geodésicos e sua Aplicação. O evento acontece no Auditório do Museu do Homem do Nordeste – Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, quando serão abordados temas como infraestrutura; planejamento e monitoramento urbano e de portos; energia; gerenciamento de tráfego; prevenção de riscos; e proteção costeira e monitoramente ambiental. Há 40 vagas para participação de professores e pós-graduandos de Engenharia Cartográfica, Oceanografia, Geologia e demais áreas como Geografia e outras Engenharias da UFPE. As inscrições são realizadas no site do evento até o dia 25 deste mês.

O workshop traz ao Recife uma missão técnica e científica alemã e especialistas brasileiros para apresentar tecnologia, software, metodologias, procedimentos e aplicações para a obtenção de geoinformações de alta resolução, seu processamento e a disponibilização em um banco de dados virtual para embasar o gerenciamento da região costeira, portos, malha viária, energia, planejamento urbano e monitoramento ambiental. Também serão propostos levantamentos no Estado de Pernambuco e será apresentado o Zeppelin como plataforma para missões científicas e levantamentos de geoinformações.

O evento representa uma oportunidade de viabilizar transferências tecnológicas entre empresas, órgãos públicos, autarquias e institutos de pesquisa, estimulando cooperações científicas e tecnológicas nas áreas de Oceanografia, Geografia, Cartografia e Geodesia, Geologia e Engenharia. O público-alvo são professores, pesquisadores, pós-graduandos, gestores públicos e profissionais do setor privado.

A realização do evento é do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), Policonsult, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O workshop tem parceria da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE/Poli), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos do Estado de Pernambuco (SRHE-PE), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) e Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf).

O workshop integra o Projeto Marcgrave – Cooperação em Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, coordenado pelo CCBA e pela Policonsult. O projeto parte das contribuições do cientista e engenheiro alemão Georg Marcgrave, que no século XVII fez o primeiro levantamento cartográfico do litoral do Nordeste, registrou fauna, flora e dados meteorológicos. Também construiu o primeiro observatório astronômico das Américas no Recife. O Projeto Marcgrave e o workshop estão sendo construídos com participação ativa dos cursos de Engenharia Cartográfica, Oceanografia e Geologia da UFPE.
 
Mais informações
Christoph Ostendorf (coordenador do Projeto Marcgrave e diretor do CCBA)
(81) 3421.2173
christoph@ccba.org.br
 
Fonte: http://www.ufpe.br

Comentários

Mais visitados