Risco de seca no Nordeste em 2013 é debatido por pesquisadores, no Recife

Preocupação é de que região siga sob influência do "El Niño", ano que vem.
Estudiosos se reúnem na capital pernambucana, até esta quarta-feira.


A previsão dos meteorologistas para 2013 é que o Nordeste continue sob a influência do "El Niño" - fenômeno que está causando a seca na região ao longo deste ano. Por isso, pesquisadores estão reunidos, no Recife, para discutir as consequências dessas mudanças climáticas no dia a dia dos pernambucanos.

No estado, as mudanças climáticas são sentidas mais intensamente nos períodos de seca, como a que atinge todo o semiárido nordestino este ano. As enchentes da Zona da Mata, como as de 2010 e do ano passado, e o avanço do mar em praias como Boa Viagem, no Recife, e Janga, em Paulista, são outros exemplos.

Todas essas variáveis fazem parte das discussões do seminário que reúne pesquisadores, professores e estudantes de todo o Brasil, até a quarta-feira (31), no Recife. O encontro está sendo realizado na sede do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

Uma das coordenadoras do seminário destacou a preocupação que existe hoje, quando se sabe que 2013 deverá ser outro ano de seca no Nordeste. "É de fundamental importância porque, através das pesquisas, nós buscamos as soluções para tentar mitigar ou resolver determinados problemas, principalmente associados às mudanças climáticas", diz Verônica Meira.

Para o meteorologista Lindenberg Lucena, do Itep, a troca de experiências em encontros como esse é muito importante para quem trabalha com as variações do clima. "A gente está com esse trabalho novo aqui no Instituto de Tecnologia de Pernambuco, para fazer esse estudo das mudanças climáticas, dessas previsões para os próximos três meses. E com isso a gente vai encontrar com esse pessoal de fora e trazer essas tecnologias para o estado de Pernambuco", comentou.
Fonte: G1

Comentários

Mais visitados