Avanço do mar desenterra duas baleias na praia de Guriri

As carcaças dos animais podem ser vistas no começo do Bosque da Praia, sul do balneário, e na altura de um parque aquático, ao norte

As duas baleias que apareceram mortas no balneário de Guriri, em São Mateus, Norte do Estado, estão sendo desenterradas pelo avanço do mar. Os animais haviam encalhado nas partes norte e sul do balneário, na primeira quinzena do mês e, na ocasião, tinham sido enterrados na areia da praia. 

O técnico ambiental João Paulo Grobério, que faz o monitoramento da praia e levantamento dos animais, disse que viu as carcaças das baleias na manhã desta terça-feira (16), no começo do Bosque da Praia, sul de Guriri, e na altura de um parque aquático, norte do balneário. 

Em aproximadamente um mês, quatro baleias apareceram mortas em Guriri. Outras duas ainda foram encontradas no último dia 04 em Pontal do Ipiranga, município de Linhares, e em Coqueiral de Aracruz. De acordo com o Instituto Orca, a suspeita é que as baleias estejam morrendo em alto-mar presas em redes de pesca ou atingidas por navios de petróleo. 

Por telefone, o secretário de Meio Ambiente de São Mateus, Manoelito Emílio de Almeida, disse que estuda o que será feito com as baleias. "Vamos entrar em contato com o Iema para saber se as carcaças dos animais podem ser divididas em pedaços e enterradas mais fundo ou mais acima da areia da praia, próximo à restinga", informou. 

Fonte: Da Redação Multimídia

Comentários