Pontal do Peba (AL) sofre com o avanço da maré alta



 



 

Não é de hoje que o avanço da maré na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, causa grandes danos aos que residem e possuem casas na beira mar.

A equipe do Boa Informação foi conferir de perto e registrou algumas imagens de como as residências estão sendo afetadas com o avanço das águas do mar em casas que ficam localizadas próximo a praia. Muitos tentam proteger suas residências como podem, usando sacos de areia, pedras e até restos de construção.

As rampas das casas são as mais afetadas, além dos postes de eletricidades que periodicamente vêm sendo trocados pela equipe da Eletrobrás.

Estudo mostra que avanço e recuo do mar mudam litoral brasileiro e ameaçam cidades

O avanço do mar é um fenômeno registrado no litoral dos 17 Estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico. Levantamentos recentes apontam que, além de avançar em uma velocidade acima do normal em alguns locais, o mar também está recuando em parte significativa do litoral, o que vem mudando o mapa litorâneo. Especialistas preveem alterações ainda maiores nos próximos anos.

O estudo “Erosão e progradação do litoral Brasileiro”, do Ministério do Meio Ambiente, é apontado como um atlas do litoral e mostra que o Estados enfrentam situações bem distintas, causadas não só pela ação natural do tempo, mas principalmente pelas interferências do homem com a mudança do curso dos rios e das construções à beira-mar. Em nenhum momento, o aquecimento global é citado como causa do avanço do mar, como chegou a ser apontado por ambientalistas.
 
Fonte: Boainformacao.com.br

Comentários