Ministério libera R$ 1 milhão para obras no calçadão de praia em Natal (RN)

Integração Nacional transferiu a verba para a Prefeitura de Natal.
Parcela será usada nos serviços mais urgentes em Ponta Negra.

O Ministério da Integração Nacional transferiu RS 1 milhão à Prefeitura de Natal para que seja iniciada a obra de recuperação do calçadão de Ponta Negra, praia que é o principal cartão-postal do Rio Grande do Norte. Nos últimos meses, o calçadão vem sendo destruído por causa do avanço do mar. Essa parcela é a primeira e, de acordo com nota emitida pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (24), será usada para execução dos serviços mais urgentes na praia.

A portaria, assinada pelo ministro Fernando Bezerra de Souza Coelho, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta. O documento estabelece que a Prefeitura do Natal tem prazo de 365 dias para executar as obras e serviços essenciais.

Ao todo, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, requisitou R$ 4.050.800 para recuperar toda a área afetada do calçadão em uma extensão de cerca de 2,3 quilômetros. O restante do montante, ainda de acordo com a nota da Prefeitura, deverá ser liberado logo após uma visita de inspeção que está sendo programada pelo Ministério.

A obra inclui a reconstrução do calçadão, recuperação dos trechos danificados das redes públicas de iluminação, esgotos e abastecimento de água, além de replantio de árvores. A necessidade dos referidos serviços foi distribuída em dois documentos solicitados pelo Ministério da Integração. O primeiro deles, denominada de Nopred (Notificação Preliminar de Desastre), aponta as áreas afetadas, causas do desastre e estimativa de danos materiais, ambientais e humanos. O segundo documento, o Avadan (Avaliação de Danos), apresenta a destruição completa das áreas afetadas.
 
Fonte: G1 - RN

Comentários

Mais visitados