Mar avança em Jacaraípe (Serra - ES) e parte do calçadão acaba destruído

ES - Serra - Trecho do calçadão da Praia de Jacaraípe destruído pela ressaca do mar -  Editoria: Cidades - Foto: Chico Guedes
Trecho do calçadão da Praia de Jacaraípe destruído pelo avanço do mar
O avanço do mar na Praia de Jacaraípe, na Serra, está provocando destruição do calçadão da orla. A extensão de areia, que vai da calçada até o mar, é bem inclinada, mas apesar disso, quando a maré está alta, a força da água destroi o calçadão, que já está bem danificado. Em abril deste ano foi feito um trabalho paliativo de recuperação da faixa de areia e reforma do calçadão, mas o problema reapareceu, afirmam os moradores. Frequentadores do balneário alertam que o problema começou depois que houve ampliação do píer localizado nas imediações. Quando a maré está alta, a água do mar cobre o calçadão e chega a atingir a ciclovia.

O corretor de imóveis Marcos Correa, 48 anos, que frequenta a Praria de Jacaraípe semanalmente, disse que os problemas começaram depois que uma obra ampliou o píer que existe no local. “Essa erosão não acontecia antes, tudo começou depois da ampliação do píer, que resultou em mudanças nas rotas dos barcos de pescadores”, contou Marcos.

Já o engenheiro eletricista aposentado, Ibsi Dourado, 61 anos, acompanha a evolução dos problemas do balneário há 20 anos e acredita que o problema da erosão foi provocado pela ampliação do calçadão.

"Depois que eles ampliaram o calçadão, começou a aparecer esses pontos de erosão. Isso é recente. Eu ando pela ciclovia toda e vejo. Não tem muito tempo que isso começou, foi logo após a ampliação do calçadão”, aposta o aposentado.

O turista mineiro Carlos Roberto Souza, 40 anos, que passa férias no Estado, lamentou a situação. “ É triste ver uma praia tão bonita nessas condições. Ano que vem quero encontrar a praia sem destruição, com a calçada bonita e arrumada”, contou o turista.

A prefeitura da Serra informou, por nota, que está finalizando o Termo de Referência para contratar uma empresa que vai realizar estudos ambientais a respeito de problemas de erosão em toda a orla do município. A previsão é que ainda nesse mês seja iniciado o processo de licitação para contratação do estudo, que indicará as causas e as possíveis soluções para os casos de erosão em praias da Serra.

Em relação a ações mais imediatas, a prefeitura disse que em abril foi feito um trabalho paliativo de recuperação da faixa de areia, com posterior reforma no calçadão, mas o fenômeno natural de avanço do mar voltou a atingir o calçadão novamente. A administração municipal promete recuperar ainda neste semestre os trechos do calçadão de Jacaraípe que já foram afetados pela erosão. Também será colocada uma proteção de pedras abaixo do calçadão para tentar conter o avanço da maré.

Comentários

Mais visitados