Erosão volta a causar danos na orla de Jacaraípe (ES)

Moradores dizem que píer agravou situação. Prefeitura diz que vai contratar estudo
 
2012-08-04 - Vitória, ES - Luiz Paulo e Haroldo foram ao Morro do Quadro
Calçadão refeito em abril foi novamente atingido | foto: Lirio Guterra/Leitor
Apesar de ter sido recentemente reformado, o calçadão da orla de Jacaraípe na Serra voltou a sofrer os efeitos da erosão por conta do avanço do mar, para preocupação dos moradores da região.

Para frequentadores do balneário, o problema começou depois que houve ampliação do píer localizado nas imediações. Quando a maré está alta, a água do mar cobre o calçadão e chega a atingir a ciclovia, apontam os banhistas.

"Essa erosão não acontecia antes, tudo começou depois da ampliação do píer, que resultou em mudanças nas rotas dos barcos de pescadores", contou o corretor de imóveis Marcos Correa, 48 anos. O turista mineiro Carlos Roberto Souza, 40 anos, que passa férias no Estado, lamentou a situação. "É triste ver uma praia tão bonita nessas condições".

A prefeitura da Serra informou por nota, que está finalizando o Termo de Referência para contratar uma empresa que vai realizar estudos ambientais a respeito de problemas de erosão em toda a orla do município. A previsão é que ainda nesse mês seja iniciado o processo de licitação para contratação do estudo, que indicará as causas e soluções para o problema. Como paliativo, será colocada uma proteção de pedras abaixo do calçadão para tentar conter o avanço da maré.  
 
(Com informações de Patricia Scalzer) 
Fonte:  http://gazetaonline.globo.com

Comentários