Conceição da Barra (ES): obras na Bugia não resistem à força do mar

Com custo de cerca de R$ 50 milhões, na entrega foi garantido sucesso duradouro

 
As obras feitas para conter o avanço do mar no bairro Bugia, em Conceição da Barra (norte do Estado), não resistiram à força da água. Com um custo de cerca de R$50 milhões, parte da obra entregue pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB), em dezembro de 2010, sucumbiu neste final de semana. E o problema, segundo moradores, é ainda mais grave: a força das águas, pela primeira vez, atingiu também a praia de Guaxindiba, na região.

A obra na Bugia consiste em um espigão, cinco quebra-mares de pedra e a reposição de areia construídos para conter a devastação registrada por cerca de 20 anos na região. Em 2006, o bairro Bugia chegou a ter 80% do seu território destruído pela erosão.

Com a obra, alertaram os moradores, a expectativa era de que o problema não voltasse mais, mas a destruição de parte da obra neste final de semana trouxe preocupação aos moradores da região, que chegaram a perder suas casas, vivem do comércio e assistiram de perto a destruição da orla da praia.
 
Parte da estrutura construída na Bugia está destruída e no local há uma grande erosão, contam os moradores. Já na praia de Guaxindiba, que não era afetada pelo avanço do mar, o problema é ainda mais grave.

“Eles consertaram de um lado e sobrou para o outro, ou seja, a praia de Guaxindiba. As águas entraram lá com a mesma força que invadiam aqui na Praia da Bugia e na Praia da Barra. Até a ossada da baleia que foi enterrada na areia, há uns cinqüenta metros do mar, está aparecendo”, disse um dos moradores da região que não quer se identificar.

Com um passado de grandes prejuízos e até o sumiço do bairro dos pescadores artesanais de Conceição da Barra, os moradores estão receosos. O município que vive praticamente do turismo, com uma estrutura hoteleira, de comércio e restaurantes é formado por uma comunidade que vive do seu litoral.

A obra no bairro Bugia foi realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e, no dia 18 de dezembro de 2010, quando foi entregue, o então governador do Estado, Paulo Hartung, ressaltou “a importância do projeto de recuperação, que tem efeito duradouro, e não paliativo”. 
Fonte:  http://www.seculodiario.com.br

Comentários

Mais visitados