PROBLEMA: Avanço do Nível do Mar em Icapuí (CE)

Prédio da antiga Esc. Almerinda Barreto. Foto: Ivan Souza

O avanço do mar no município de Icapuí vem afetando de forma devastadora, as comunidades que ficam situadas junto à beira mar, em consequência disso, varias famílias tiveram suas casas destruídas nas diferentes localidades, principalmente as moradias de pescadores, ou seja, a camada social mais afetada com o problema.
Praticamente toda a faixa de praia situada no território de Icapuí, está sofrendo ou sofreu recentemente com a fúria das marés (mar), por exemplos: no Retiro Grande não há mais casas e coqueiros junto à beira mar como havia antes; recentemente na comunidade da Barrinha mais de duas dezenas de famílias foram expulsas das suas residências, também pela ação do mar.
Casas em Barreiras da Sereia ameaçadas pelo mar. Foto: Ivan Souza
Além dos dois exemplos citados anteriormente, não podemos deixar de registrar os danos causados pelo avanço da maré nas praias de RedondaPerobaBarreirasRequenquela e Quitérias, bem como as demais praias, que ficam localizadas entre Tremembé e Tibau (RN). Nesta área, além das casas e coqueiros, também foram destruídos vários acessos para veículos, como para carros  e motos.
 Ao visitar recentemente algumas dessas comunidades de praia, afetadas pela ação do mar, podemos afirmar seguramente, que a situação mais complexa é a de Barreiras da Sereia, pois o problema atinge a comunidade de uma ponta a outra. Além das casas junto ao abismo provocando pela maré, a grande maioria da população também está sem o acesso de veículo (carro), e os pescadores de jangadas e botes, já  estão sofrem com o problema do deslocamento, para aportar as suas respectivas embarcações.
A população das referidas comunidades continuam esperando que as autoridades governamentais (constituídas) tomem as devidas providencias, no sentido de conter ou pelo menos, possa minimizar o problema. Mas infelizmente, pelo andar da carruagem, a tendência é a população ficar mesmo no prejuízo, uma vez que a evolução do problema (avanço do mar) é bem mais veloz do que a ação dos governantes.
Fonte: http://melanciasemfoco.blogspot.com.br

Comentários

Mais visitados