Prefeitura dá continuidade a ações no calçadão de Ponta Negra (Natal - RN)

A proximidade de uma maré alta esperada para o dia 2 de agosto está fazendo com que a Prefeitura do Natal envide esforços preventivos no sentido de evitar maiores danos ao calçadão de Ponta Negra, ao mesmo tempo em que tenta reparar as avarias causadas pela força das águas.

A previsão era que no início da tarde desta segunda-feira (23) uma equipe de 20 homens da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e 10 militares da Marinha do Brasil dessem continuidade ao enchimento dos sacos de areia para conter o avanço do mar.

Conforme o coordenador da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) na área, Carlos Alexandre Bezerra Maranhão, as ações de contenção das encostas estão sendo realizadas em duas etapas. A primeira foi cumprida na semana passada com a colocação de barreiras de areia. Nesta semana, o trabalho terá continuidade com o emprego de sacos de areia à frente das barreiras. “Colocamos preliminarmente dez sacos de areia de uma tonelada cada. E no decorrer da semana aceleraremos o trabalho. Agora, ficamos na dependência da natureza. Chuvas e marés altas complicam as ações”, ressaltou.

A mesma opinião tem o chefe de Engenharia da Semsur, Rubens Ciro Costa. Ele disse que toda obra em calçadão à beira-mar está sujeita a intempéries ambientais. De acordo com o engenheiro, a solução imediata é colocar barreiras e sacos de areia para evitar maiores estragos ao calçadão.

Rubens Ciro informou ainda que a Semsur fará ao longo da semana a relocação dos quiosques 13, 15, 16 e 17 para um trecho seguro do calçadão. O quiosque 14 já foi removido para próximo do 12. A mudança foi acompanhada pela Associação dos Quiosqueiros que autorizou a mudança de local. Hoje a secretaria está fazendo o piso do equipamento.

Outra ação da Semsur foi a retirada de 11 postes de iluminação dos trechos mais afetados do calçadão, com o intuito de prevenir possíveis acidentes. Para compensar a falta de iluminação, o órgão colocou luminárias e refletores ao longo do calçadão, inclusive no posto do Corpo de Bombeiros. Além disso, interditou os trechos danificados com tapumes e sinalizou com placas e telas coloridas. Por sua vez, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) continua retirando pedregulhos e fazendo a limpeza da praia diariamente.

Acessos

Atualmente, 16 acessos são seguros para descer até à praia assim distribuídos: próximo ao Morro do Careca, antes do quiosque 1; quiosques 1, 2, 3, 4 e 5; escadarias antes e após os quiosques 9 e 10 e descida dos quiosques 24, 25, 26 e 27.

Oito vias de acesso à praia estão sendo recomendadas. São elas avenida Roberto Freire; rua Altemar Dutra, rua Dr. Laércio Bezerra de Araújo, rua Halley Mestrinho, rua Pst. Rodolfo Beutemullher, rua Sckal, rua Moacyr da Cunha Melo e rua Manoel Soares de Medeiros.

Duas vias dão acesso ao trecho do calçadão que está interditado e não devem ser utilizadas pelos motoristas, a saber ruas Cláudio G. Teixeira e a Desportista José Leão de Oliveira. Esta é a que dá acesso ao posto do Corpo de Bombeiros.
 
Fonte: Jornal de Hoje | http://jornaldehoje.com.br

Comentários