Prefeita reúne secretários e trade turístico para discutir o problema do calçadão de Ponta Negra (Natal - RN)

Encontrar soluções para resolver o problema do desmoronamento do calçadão da praia de Ponta Negra, localizado na avenida Erivam França, foi este o objetivo de uma reunião realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, na tarde destra segunda-feira (9) entre a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, secretários municipais, representantes do turismo potiguar entre empresários e diretores de entidades ligadas ao setor, além do diretor de Infraestrutura do Ministério do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima. O calçadão de Ponta Negra, endereço do principal cartão postal da cidade do Natal, nos últimos dias teve parte de sua estrutura destruída por conta do avanço do mar.

Durante a reunião, a chefe do Executivo Municipal explicou que desde 2009, quando iniciou sua gestão que tem feito repetidos pleitos junto ao Governo Federal, pois a capital potiguar já tinha garantido recursos oriundos do Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID), de 8 milhões de dólares, para recuperação do calçadão de Ponta Negra. “Passamos os últimos 3,5 anos tentando recuperar estes recursos, pois sempre tivemos a noção de que em algum momento a situação chegaria neste ponto atual de destruição por conta do avanço do mar”, disse a prefeita.

Calamidade pública

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, colocou que existe a possibilidade do caso em questão ser enquadrado em um caso de decretação de calamidade pública, o que poderia agilizar a liberação de recursos de forma emergencial e dentro do período eleitoral, o que em condições normais é proibido pela legislação eleitoral.

O diretor de Infraestrutura do Ministério do Turismo, Neusvaldo Ferreira, que na manhã desta segunda-feira (9), visitou a destruição do calçadão de Ponta Negra, disse sentir-se sensibilizado com a situação e afirmou que já existe recursos empenhados do Ministério do Turismo para serem usados neste caso específico. “Os recursos fazem parte do pacote de preparação do Ministério do Turismo para Copa do Mundo de 2014”, disse Neusvaldo Ferreira. Ele acrescentou que já estão empenhados R$ 13.860,00, com contrapartida da Prefeitura do Natal, de R$ 554.410,00 e que podem ser requeridos dentro de uma situação emergencial ainda no período eleitoral para uso na reestruturação das orlas marítimas das praias do Forte, Areia Preta e Ponta Negra.

Depois de ouvir as reivindicações de todos os representantes do trade turístico, do Governo Federal e das medidas emergenciais que seus secretários pretendem fazer, a prefeita Micarla de Sousa foi bem clara e incisiva ao dizer que a Prefeitura do Natal precisa da contribuição de todos, governos Federal e Estadual e iniciativa privada para encontrar juntos uma solução para o problema do calçadão de Ponta Negra.

“Enquanto isso vamos adotar medidas emergenciais para que as estruturas restantes que ainda não ruíram, não desmoronem, enquanto cuidamos de desenvolver um projeto sério para resolver a situação”. Micarla de Sousa disse todas estas questões discutidas na reunião, desde a questão de decretação de estado de calamidade pública, liberação dos recursos já empenhados do Ministério do Turismo, serão levados como pleito para a ministra da Casa Civil do Governo Federal, em reuniões marcadas com ela e suas equipes em Brasília, na quinta-feira (12) e sexta-feira (13).
 
Fonte: natal.rn.gov.br

Comentários