Obras de prolongamento da Avenida Litorânea (São Luís - MA) seguem adiantadas

Após a assinatura da ordem de serviço, no dia 11 de maio, as obras de prolongamento da Avenida Litorânea, no trecho de 1.140 metros, realizadas pela Prefeitura de São Luís, já avançaram bastante.

Máquinas da empresa Serveng Civilsan S/A operam a todo vapor para intensificar a obra, que irá proporcionar bem-estar para a população, que ganhará mais uma opção de lazer e de mobilidade urbana, além do incentivo ao turismo em toda a orla marítima da cidade.

Ao fazer um panorama detalhado das intervenções realizadas até aqui, o secretário adjunto de Obras e Serviços Públicos, Roberto Moucherek, destacou o andamento considerável dos trabalhos. “Já foi executado um trecho de 800m lineares de enrocamento (maciço composto por blocos de rocha compactados), como também uma faixa de 600m já foi reaterrada (consolidação do leito da via), dos quais 400 metros já estão com a base pronta, no ponto de receber a camada asfáltica”, descreveu.

O serviço de enrocamento das pedras quebrar-mar é um procedimento que tem a função de sustentar a construção e proteger contra o embate das águas – uma espécie de calçamento com pedras para a proteção das marés.

O secretário adjunto da Semosp explicou que as etapas de intervenções do prolongamento da Avenida Litorânea seguem dentro do cronograma estabelecido. Elas consistem, segundo ele, nas seguintes fases: contenções laterais da avenida (no lado da praia), muro de arrimo (lado das dunas), enrocamento de pedras de 100 a 300 quilos (proteção de aterros contra efeitos erosivos), a consolidação do aterro (reaterramento) para a adequação da via e, em seguida, a imprimação e pavimentação com a aplicação do CBUQ – Composto Betuminoso Usinado a Quente.

Etapas da obra“Os trabalhos seguem nesse ritmo: o enrocamento, o reaterramento para a preparação da base e a pavimentação. Por fim, sinalização horizontal e vertical. Sendo assim, estamos com os serviços em ritmo acelerado e esperamos, dessa forma, finalizá-lo o mais breve possível”, explicou Roberto Moucherek. Ele informou que a etapa de construção da ponte que integra o projeto da obra inicia na próxima semana.

“Na semana que vem, começaremos os trabalhos de colocação das peças estruturais da ponte. Será feito o estaqueamento das primeiras estacas”, assegurou Moucherek, ao ressaltar que a intervenção é necessária por conta de um curso de água no trecho na extensão da obra. A ponte será feita de concreto e terá 12 metros de extensão. O secretário disse ainda que está sendo dado encaminhamento às indenizações inerentes à obra.

O projeto geométrico de prolongamento da Avenida Litorânea apresenta um primeiro subtrecho, que vai do final da avenida até o início do cruzamento com a Rua das Cegonhas, onde haverá duas pistas com duas faixas de tráfego de 10,40 metros cada uma, duas faixas de estacionamento, uma em cada pista, separadas por um canteiro central com largura de quatro metros, além de uma faixa de passeio e uma ciclovia.

Já no segundo subtrecho, que vai do cruzamento da Rua das Cegonhas até as proximidades da Rua São Geraldo, serão construídas uma faixa de tráfego e uma de estacionamento. As pistas terão seis metros de largura: uma de passeio com três metros; e a do lado esquerdo da ciclovia de três metros de largura. Os dispositivos de drenagem localizados ao lado do meio-fio, no lado interno de escoamento da água, terão 45 centímetros.

O prolongamento da Litorânea, orçado em R$ 17,5 milhões, está incluso no Programa de Obras “São Luís 400 anos”, que reúne uma série de ações que estão sendo implementadas pela administração municipal como forma de presentear a capital maranhense no ano em que se comemora o seu quarto centenário de fundação.
Fonte:  http://www.saoluis.ma.gov.br

Comentários