DEVASTAÇÃO: Estudo mostra que avanço e recuo do mar mudam litoral brasileiro e ameaçam cidades.

O avanço do mar é um fenômeno registrado no litoral dos 17 Estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico. Levantamentos recentes apontam que, além de avançar em uma velocidade acima do normal em alguns locais, o mar também está recuando em parte significativa do litoral, o que vem mudando o mapa litorâneo. Especialistas preveem alterações ainda maiores nos próximos anos.

O estudo “Erosão e progradação do litoral Brasileiro”, do Ministério do Meio Ambiente, é apontado como um atlas do litoral e mostra que o Estados enfrentam situações bem distintas, causadas não só pela ação natural do tempo, mas principalmente pelas interferências do homem com a mudança do curso dos rios e das construções à beira-mar. Em nenhum momento, o aquecimento global é citado como causa do avanço do mar, como chegou a ser apontado por ambientalistas.

Se historicamente o avanço do mar era considerado normal e inofensivo aos seres humanos, as construções litorâneas fizeram o assunto passar a ser visto como “fator de risco, implicando em questões econômicas e sociais.” A situação é apontada como mais preocupante nas regiões Norte e Nordeste.

Pernambuco. No Estado, obras como a construção dos portos e barragens de contenção para evitar alagamentos em Recife causaram o desequilíbrio ambiental. A construção de prédios em área de mangue também contribuiu para os sérios problemas, especialmente na região metropolitana de Recife, onde são registradas as maiores erosões.
Fonte: Uol
Veja abaixo, fotos da situação atual da Praia de Ponta de Pedras - PE:














“O avanço do mar também passa pela Praia de Ponta de Pedras e chega em Acaú, atravessando a fronteira com a Paraíba”. Blog do Álvaro Mello


Fotos: Blog do Álvaro Mello | Ponta de Pedras - PE

Comentários

ÁLVARO MELLO disse…
triste a situação aqui de Ponta de Pedras-PE
e as autoridades nada fazer para conter o avanço do mar...
visite meu blog: http://alvaromello.blogspot.com.br/

Mais visitados