Erosão ameaça algumas infraestruturas na zona costeira de Cabo Delgado (Moçambique)

 
A erosão acentuada, provocada pelas águas do mar, ameaça demolir algumas infraestruturas localizadas nos distritos da zona costeira da província de Cabo Delgado.

O director provincial para a Coordenação da Acção Ambiental em Cabo Delgado, Policarpo Napica, disse que a situação é mais preocupante na Ilha da Quirimbas, onde este fenómeno está a ganhar proporções alarmantes.

Napica disse que naquela ilha, a evasão da água do mar para o interior é notória, pois existem algumas residências que já abandonada devido a este fenómeno.

A fonte afirmou que além da zona do litoral, esta situação afecta igualmente alguns distritos do interior devido a acção humana, que tem vindo a destruir o ambiente naquelas zonas residenciais.

“Temos casos gritantes na vila de Mueda, temos também situações más nos distritos de Muidumbe e Nangade. Mas também dizer que praticamente nas vilas-sedes, pelo facto de subsistirem algumas práticas de utilização indevida do solo, contribui significativamente para o fenómeno da erosão porque ao ocuparmos o solo, muitas vezes o que fazemos é retirarmos alguns elementos fundamentais à protecção do solo, que é a vegetação, e isso contribui para o fenómeno da erosão dos solos. Há situações evidentes do avanço do mar, da erosão dos solos, como consequência não só das mudanças climáticas, mas também como contribuição da acção humana na retirada de alguns mangais na nossa costa”, afirmou Policarpo Napica.

Para inverter esta situação, a direcção provincial para a Coordenação da Acção Ambiental em Cabo Delgado, em coordenação com algumas ONG´s, estão a realizar acções de plantio de árvores nas zonas consideradas propensas a erosão.

Fonte: Rádio Moçambique | www.rm.co.mz

Comentários

Mais visitados