Entrega do Destaque Ambiental encerra Mês do Meio Ambiente (AL)

Durante ação de limpeza das lagoas, foram retiradas 21 caçambas ded lixo. Foto: Paulo Rios
As atividades do Mês do Meio Ambiente serão encerradas nesta terça (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente, com a entrega do Prêmio Destaque Ambiental. As ações, que este ano estiveram focadas no Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm), reuniram centenas de crianças, adolescentes e adultos em aulas, palestras, passeios, exposição e mutirão.

O prêmio é destinado às pessoas que, de modo significativo, têm contribuído com a preservação ambiental. A maioria dos homenageados deste ano possui alguma relação com Celmm. “Esse é um momento da gente reconhecer que há diferentes representantes da sociedade, de diferentes seguimentos, que contribuem pela manutenção do meio ambiente.

Essas pessoas se destacam pelo trabalho e pela dedicação. É importante que elas saibam que isso é importante para o nosso desenvolvimento”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

As ações do Mês do meio Ambiente iniciou no dia 5 de maio e desde então houve a realização de atividades no barco-escola, com o envolvimento de cerca de 200 crianças e 15 educadores, mais 30 gestores do Comitê do Celmm e dos Conselhos das áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Santa Rita e Catolé; gincana no Museu Palácio – com a participação de 78 estudantes e 10 crianças; Seminário Internacional sobre Erosão Marinha; aniversário do IMA; reunião do Comitê do Celmm; mutirão e gincana para retirada de lixo nas margens das lagunas Mundaú e Manguaba, em Maceió, de onde foram retirados mais de 125m³ de lixo ou 21 caçambas com capacidade para 6m³; nos municípios de Coqueiro Seco e Pilar, foram retiradas mais de duas toneladas de lixo. Também houve passeio ciclístico, com a participação de aproximadamente duas mil pessoas.

O IMA também promoveu atividades no Herbário e as equipes das Diretorias de Desenvolvimento e Pesquisa e de Unidades de Conservação fizeram gincanas, palestras e exposições com temáticas como destinação correta dos resíduos sólidos, biomas, ecossistemas e preservação.

As atividades foram organizadas pelo IMA, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Ações específicas, como o mutirão de limpeza, contaram ainda com a participação da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Instituto Lagoa Viva e Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), além das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação dos municípios que compõem o Celmm: Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Pilar e Satuba.

Por Agência Alagoas
Fonte: aquiacontece.com.br

Comentários