Seminário sobre Erosão Marinha abre terceira semana do Mês do Meio Ambiente (AL)

Mais de 150 pessoas, entre profissionais da área ambiental e universitários, participaram, na manhã desta segunda-feira (21), de um Seminário sobre Erosão Marinha, realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Maceió. A atividade faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente organizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O professor João Manoel Alveirinho Dias, doutor em Oceanografia, Dinâmica Costeira e Geologia Marinha pela Universidade de Lisboa, abriu a conferência com a apresentação de estudos sobre recuperação de erosão marinha em regiões estuarinas da costa portuguesa.

Após a palestra, houve uma mesa-redonda com a participação do diretor-técnico do IMA, Ricardo César Barros; da professora doutora em Geologia Rochana Campos; do professor doutor em Oceanografia, Gabriel Le Campion; do Engenheiro Civil especialista em obras de contenção costeira Marco Lyra; do Engenheiro especialista em Engenharia Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos João Lessa e do superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Anivaldo Miranda.

Segundo Ricardo César, o seminário é importante para buscar experiências de intervenções desenvolvidas na Europa, com o objetivo de recuperar áreas estuarinas atingidas pela erosão marinha, e conhecer o planejamento de ocupação desses locais. “As áreas estuarinas são bastante vulneráveis e suscetíveis a grandes processos erosivos. O objetivo deste seminário é dar continuidade aos debates sobre como iremos solucionar esse problema que vem se agravando em nosso litoral”, explicou.

“A resolução coerente dos problemas existentes deve ter por base consensos alargados entre o poder central, poder local, associações profissionais e ONGs”, disse o professor João Dias. Segundo ele, oportunidades como esta de debater com profissionais e com a comunidade acadêmica são extremamente importantes. “Quanto mais esclarecida e exigente for a população, mais rápido as mudanças ocorrerão. Transformar o mundo não é tão difícil assim”, completou.

Por Agência Alagoas | www.cadaminuto.com.br

Comentários

Mais visitados