Bagwall é destaque no Blog do André Ambiental - RJ

Um dos mais acessados blogs da região de Atafona - RJ, o Blog do André Ambiental, idealizado por André Pinto, um militante ambientalista defensor da vida, publicou um resumo muito interessante sobre como o dissipador de energia Bagwall atua eficazmente nas praias onde foi instalado para conter o avanço do mar, como é chamado popularmente a erosão costeira.
O destaque do artigo foi a comprovação através da Nota Técnica publicada na RGCI – Revista de Gestão Costeira Integrada (JICZM - Journal of Integrated Coastal Zone Management), uma das mais importantes publicações científicas, pelo engenheiro Marco Lyra no final do ano passado*. Estudos comprovaram a eficácia da utilização do dissipador de energia Bagwall na contenção da erosão costeira e na recuperação da praia recreativa. Marco Lyra, afirma também, que diante de tanto caos o novo equipamento tornou-se um defensor da biodiversidade local, atuando como parte integrante do ambiente praial, sem agredir a vida marinha nem seus usuários.
André Pinto qualifica o uso do Bagwall, após de 1 ano do uso da tecnologia em praia do Ceará, como um equipamento que provou através de modelagem matemática ser uma alternativa altamente positiva.
Também em seu artigo, André Pinto, resume a Nota Técnica para facilitar a leitura para leigos e estudantes. Um modo muito interessante para distribuir uma informação tão importante.
*Revista de Gestão Costeira Integrada / Journal of Integrated Coastal Zone Management 11(4):487-489 (2011).

Comentários

Mais visitados