Avanço do mar no Ceará destrói calçadão e espaço para embarcações

Pescadores e comerciantes de Aquiraz reclamam de prejuízo.
Oceanógrafo diz que estruturas pode conter avanço do mar.




Avanço do mar em Aquiraz, no litoral do Ceará, destruiu calçadão, derrubou postes de iluminação pública e deixou a praia sem espaço para embarcações pesqueiras de pequeno porte. Os donos de comércios nas margens do mar temem também ter imóveis destruídos.

Sem espaço para embarcação, os pescadores dizem que terão prejuízo ao aportarem, já que terão de fazer uma viagem mais longa para descarregar o pescado. “Vou perder produção porque aqui não tem como para botar para cima”, diz o pescador José Elismar Lopes.

Parte das barracas que vendem na beira da praia também está fechada por conta da destruição da maré, e os comerciantes reclamam de prejuízo.

O oceanógrafo Fábio Perdigão diz que há solução para evitar esse tipo de prejuízo. “A solução que tem sido aplicada com muito sucesso aqui no nosso litoral são construção de pequenos espigões e aterro na praia. Outras coisa podem ser feitas: programa de gestão costeira integrada é fundamental, ou seja, como o litoral pode ser ocupado e de que forma pode ser feito”, afirma Perdigão.



Por Carlos Castro
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Comentários

Mais visitados