Rio+20 vai debater "economia azul" com base no potencial dos oceanos

Poluição Marinha
Conceito foi debatido durante encontro preparatório para a conferência, realizado no fim de março, em Nova York; proposta se assemelha à da economia verde que prevê a sustentabilidade na produção de bens e serviços.

Os participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, deverão debater o conceito de economia azul, baseado no potencial gerado pelos oceanos. A proposta constou de um encontro preparatório da Rio+20, realizado no fim de março, em Nova York. A conferência da ONU ocorrerá, no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de junho.

Segundo os defensores da chamada "economia azul", é preciso avaliar as consequências da queda de arrecifes de corais, aumento do nível dos oceanos, a erosão costeira e a poluição marinha. Se bem administrados, os oceanos podem gerar oportunidades de emprego e negócios. Uma outra preocupação para o avanço de uma "economia azul", em todo o mundo, são a pesca excessiva, as ações prejudiciais aos ecossistemas e as comunidades de países-ilha.

A Rio+20 vai marcar os 20 anos da realização da ECO-92 e deve abordar temas fundamentais para o futuro de um planeta sustentável. Uma das novidades desta reunião, se comparada à realizada em 1992, no Rio de Janeiro, é a participação da sociedade civil, que está sendo convidada para enviar sugestões a líderes internacionais com a ajuda também dos canais de mídia social.

Por Eleutério Guevane
Fonte: Rádio ONU, parceira da EcoAgência de Notícias Ambientais | ecoagencia.com.br

Comentários