Reunião aberta à população debate obras contra avanço do mar na RMR (PE)

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade convocou para a próxima terça-feira (10) audiência pública para debater os impactos das obras de contenção ao avanço do mar em 19 praias da Região Metropolitana do Recife.

Segundo o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), a erosão é uma reação da natureza à urbanização. O documento afirma ainda que as alternativas escolhidas pelo governo no passado (pedras com função de quebra-mar, muros de proteção, espigões, diques) se mostraram economicamente inviáveis, pois comprometem a estética do local e interferem na visão cênica.

O novo programa desenvolvido visa recuperar 48 quilômetros das faixas de areia, cerca de 25% do litoral do estado. "O ideal seria ter respeitado, no passado, o limite natural de movimentação das marés. Mas como isso não é mais possível, devido á intensa urbanização da orla, esta obra visa controlar o movimento das águas", afirmou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sério Xavier.
Fonte: Blog do Jamildo

Comentários

Mais visitados