Construção do segundo molhe está 20% concluída, afirma empreiteira

Foto: Leandro Cardozo de Souza/PMBP
Segunda estrutura de contenção da corrente marítima terá 150 metros e formato semelhante a letra T O Governo Municipal de Balneário Piçarras iniciou este mês mais uma fase do projeto de reconstrução da orla central, atingida por ressacas nos últimos anos. Em duas semanas, o segundo quebra-mar para retenção da areia já atingiu 45 metros de comprimento.

A estrutura de contenção localizada na altura da Avenida Getúlio Vargas será idêntica a primeira, concluída dia 30 de março, com 150 metros de comprimento a partir do calçadão da orla e outros 63 metros transversais. De acordo com o engenheiro responsável, Jean Pierra Lana, seis caminhões, duas escavadeiras hidráulicas e onze funcionários da Baltt Terraplenagem estão envolvidos na empreitada.

- Já estamos com 20% da obra concluída. Também temos funcionários trabalhando na montagem da tubulação que será instalada no interior do molhe para fazer o escoamento da água da chuva - acrescenta.

Fiscalização digital

Os dois quebra-mares tem a função de reduzir o impacto das correntes marítimas sobre a praia e são custeados com recursos do Governo do Estado e do caixa próprio do município que somam R$2,13 milhões. As obras são fiscalizadas por uma equipe de topógrafos e engenheiros do Governo Municipal e da Alleanza Engenharia.

- Estamos empregando uma tecnologia de ponta para fiscalizar se as estruturas estão sendo feitas dentro do estabelecido no projeto. A parte da superfície é verificada com a ajuda de um scanner que capta imagens em três dimensões, enquanto que a área submersa é checada com levantamento batimetrico a laser – afirma a engenheira Daysi Nass dos Santos.

Aterro Hidráulico e calçadão

O Governo Municipal planeja lançar este mês a licitação para a segunda etapa das obras de reconstrução da orla central, que envolvem a execução de um aterro hidráulico para recompor a praia numa extensão de cerca de 1,2mil metros.
Uma draga do tipo hoper precisará extrair a areia de uma jazida localizada a 12km da costa para então bombear o material até a orla. O aterro hidráulico será executado com recursos de R$10 milhões provenientes de convênio com o Governo Federal, assinado em 27 de janeiro.

A reconstrução da estrutura viária e paisagística da Avenida Beira Mar também já está planejada e deve ter as obras licitadas após o processo de contratação da empresa que fará o aterro hidráulico.


Foto: Leandro Cardozo de Souza/PMBP

Fonte: beiradapraia.com.br

Comentários

Mais visitados