Ressaca do mar atrai olhares (Fortaleza-CE)

Quem parou para apreciar a ressaca não se importou em se molhar | Foto: Gabriel Gonçalves
O mar agitado e a lua cheia da noite de ontem atrairam muitos olhares na avenida Beira Mar e na Praia de Iracema. Um espetáculo da natureza, com a maré alta provocando fortes ondas, a ressaca molhava o calçadão, atingindo quem passeava sobre ele. Algumas pessoas corriam para evitar ter as roupas molhadas, mas quem parou para apreciar não se importava com os pingos d´água.

Na Praia de Iracema, o casal de turistas Fernando Souza e Fabiana Pinho, que estava com a filha Mariana, 3, admitiu ter a atenção chamada pelo fenômeno natural. Eles aproveitaram para fotografar, pois o consideraram extremamente belo. Pessoas que faziam caminhada ou se exercitavam correndo diziam estar bem mais gostoso o exercício em meio a forte brisa que vinha do mar.
 
Na altura da Ponte dos Ingleses, as ondas subiam, atingindo as grades do espaço turístico, atualmente fechado. No fim da tarde, logo nos primeiros momentos da ressaca, a estudante de Direito Franci Pinho, 32, estava com os filhos de 4 e 8 na avenida Beira Mar. Segundo ela, o passeio pela área é tradicional após as crianças sairem do colégio. Ontem porém, foram premiados com o prazer de ver o belo quadro formado pela grande lua e o mar agitado.

Franci disse que adora esse período anual das ressacas e que os filhos também já demonstram estar no mesmo caminho de apreciadores. Acompanhado da mulher Nagélia, da filha Lígia e da sobrinha Vanessa, o veterinário Nailton Evangelista, 60, disse estar apreciando sobretudo a grande lua, lembrando que, sem ela, a ressaca do mar não seria o sucesso que é.
 
A família moradora de Fortaleza estava no início da avenida Beira Mar. E para se aproximar mais do mar revolto, os quatro escolheram ficar posicionados bem junto ao paredão de pedras. O aposentado Antônio José Costa Teixeira, 75, lembrou que as ressacas ocorrem todos os anos nesta época e sempre atraem as pessoas que gostam de ver como é bonita a natureza.

O quadro de marés e luas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostra que a lua vai estar cheia até a próxima terça-feira, 13. Até lá, há dias com previsão de ondas atingindo até três metros. 
 
Fonte: Por Rosa Sá | O Povo

Comentários

Mais visitados