Orla da praia de Piedade (Jaboatão dos Guararapes-PE) apresenta problemas

Moradores da área reclamam que faltam serviços nesse trecho

Sol, mar e problemas a serem enfrentados para quem frequenta a orla marítima da praia de Piedade, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes. Ao que deveria ser um balneário para o fluxo diário de turistas, o local vem sofrendo com o descaso e a falta de banhistas. Moradores reclamavam da carência de serviços naquela zona litorânea.

No trecho entre o edifício Talha Mar até o Promenade muitos são os problemas apontados pelos populares. Seja das escadarias que dão acesso a faixa de areia quase que inexistente ou até mesmo águas de esgoto escorrendo pela praia, a falta de manutenção é perceptível. “Perdemos o acesso à praia. A maré alta levou as escadarias uma por uma. E as poucas que existem estão quebradas. As pessoas têm que descer pelas pedras”, comentou o aposentado Mário de Oliveira, de 69 anos.

Somado a isso, os moradores como o aposentado Almacchio Coelho, 70, denunciam a falta de manutenção. Segundo ele, desde que a prefeitura da cidade implantou o paredão de pedra para conter o avanço do mar nenhuma ação vem sendo feita para manter a encosta. Consequentemente, o medo é iminente com os ventos fortes.

“Em junho, julho e agosto, com os ventos fortes, as ondas vêm com tudo. As águas invadem as casas. Des­de que a prefeitura colocou essas pedras (em março de 2010) que não realiza uma manutenção. Nosso maior problema é a falta da manutenção do arroncamento (paredão de pedras). As pedras estão caindo e não tem como conter o avanço do mar”, desabafou o aposentado, que vive no local há mais de 20 anos, ao longo desse período já sofreu com as águas do mar invadindo a sua residência. Ainda segundo o aposentado, solicitações já foram feitas à gestão municipal para que fossem realizados serviços na orla.

De acordo com a Prefeitura de Jaboatão, futuramente será feita uma vistoria no trecho citado e caso seja constatada alguma irregularidade será realizada a reparação no local. Ainda de acordo com o órgão, atualmente, uma equipe de técnicos está realizando a recuperação no trecho do Hotel Golden Beach, em Piedade.

ENGORDAMENTO

Em um prazo de 90 dias a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes deverá ter concluído a seleção de uma empresa que realizará a obra de contenção do avanço do mar no município. Serão investidos no projeto cerca de R$ 44 milhões. Serão usados 600 mil metros cúbicos de areia - o equivalente a 60 mil caminhões do tipo caçamba.
Fonte: FolhaPE

Comentários

Mais visitados