Prefeitura (Barra de Santo Antônio - AL) toca obra quase tão importante quanto a ponte

Obra do muro de contenção na Ilha da Crôa teve inicio no dia 15 e já dá emprego a mais de 15 barrenses.
A prefeitura toca a obra quase tão importante quanto a ponte

O cenário de destruição da qual vem sofrendo parte da paradisíaca Ilha da Crôa por mais de uma década, vai mudar radicalmente. A tão esperada obra de contenção do avanço do mar finalmente teve inicio. Desde o dia 15 de janeiro, homens e maquinas trabalham “a todo vapor” na construção do muro de contenção e dissipador de energia.

A situação havia piorado no final do inverno do ano passado, quando em agosto, com o aumento das marés, parte da rua da praia e algumas casas foram severamente atingidas, a prefeitura teve que decretar estado de emergência.

PEREGRINAÇÃO DA CIÇOU E APOIO DE NONÔ

Mesmo com o decreto de estado de emergência, a prefeitura teve que travar uma grande batalha para obter a liberação dos da obra, pois o Instituto Chico Mendes (ICMBio) foi moroso em apreciar e consequentemente aprovar o projeto. Foi ai que a persistência da prefeita Ciçou entrou em cena. De malas prontas, a prefeita peregrinou em Brasília e o esforço teve a sua recompensa. “Como se tratava de uma obra de caráter emergencial, isso de certa forma facilitou a liberação, mas tivemos que buscar apoio junto à bancada alagoana, pois existia um entrave no Instituto Chico Mendes, fizemos ver a todos a importância e a urgência da obra, pois não podíamos esperar por mais um inverno e assistir a destruição da nossa cidade, gostaria de dizer que o apoio do vice-governador José Thomáz Nonô foi imprescindível, ele que é presidente do CEPRAM (Conselho Estadual de Proteção Ambiental), esteve a todo o momento favorável a realização da obra”. Salientou a prefeita.

O projeto foi desenvolvido pela secretaria municipal de Infra Estrutura do município e foi baseado no modelo “Bagwall”, que pode ser visto em outras praias que sofriam com o mesmo tipo de avanço do mar; praia de Ponta Verde em Maceió; um trecho na AL 101-Norte em Japaratinga e na Barra Nova em Marechal Deodoro. Todos com um resultado excelente, tanto para a contenção do avanço do mar sem transferir esse processo erosivo para outras áreas próximas, pela engorda natural com areia (recomposição da praia), e o fácil acesso da população à praia para o lazer, sendo um projeto de baixo custo de construção.

Os recursos liberados para a construção do muro aqui na Barra foram na ordem de R$ 5,9 mi (cinco milhões e novecentos mil) alocados através do Ministério da Integração Nacional.

Segundo o secretario de Infraestrutura Miguel Arcanjo da Mota, além do Muro que terá (1000) mil metros de extensão, indo da balança do peixe da Colônia Z-14 na Ilha da Crôa, até o bar da Arly no espaço utilizado para as festividades carnavalescas, a obra também será comtemplada com uma pista para ciclismo e pedestrianismo, investimento na qualidade de vida dos moradores.

OBRA EM ANDAMENTO, MAIS EMPREGO PARA OS BARRENSES

O Secretário de Infraestrutura Miguel Arcanjo da Mota informou que o trecho contemplado com esta obra, trará de volta a segurança e a tranquilidade aos moradores do local, além de que a urbanização prevista muito se assemelhará ao das orlas de Ponta Verde e Pajuçara em Maceió. “Mais de 20 pessoas estão trabalhando nesta obra e 15 delas são aqui mesmo da Barra de Santo Antônio, a prefeitura está propiciando o emprego e bem social para os barrenses, as duas máquinas de escavação empregadas nesse período da obra, tem sido uma atração a parte, dezenas de pessoas ficam contemplado o trabalho realizado no local, durante as festividades do carnaval, a população e os visitantes tomarão conhecimento mais detalhado desta grande obra que será apresentada na forma de animação nos telões localizados no evento, em importância, esta obra se assemelha a ponte que liga o continente a Ilha da Crôa, estamos felizes”. Finalizou Mota.
Fonte: www.barraagora.com | Fotos:  Ailton Oliveira

Comentários

Mais visitados