Muro de contenção do avanço do mar começou a ser erguido na Barra

Obra é a solução imediata encontrada pelo município, para evitar o desenfreado avanço do mar na Ilha da Crôa.

 Créditos da Foto: Ailton Oliveira

Proprietários de casas na praia da Ilha da Crôa, município de Barra de Santo Antônio, litoral norte do estado, já podem comemorar. O tão aguardado muro de contenção do avanço do mar começou a ser construído em 15 de dezembro do ano passado. Desde então, a movimentação intensa de caçambas transportando materiais têm mudado a rotina dos moradores. Máquinas pesadas estão fazendo o trabalho de remoção da areia e escavação para assentamento das placas de concreto.

A praia da Ilha da Crôa vem sofrendo com o avanço do mar na faixa litorânea do município de Barra de Santo Antônio. Outra praia do município, a Tabuba, também está sendo atingida pelo mesmo problema, no entanto, na Ilha da Crôa, o estrago causado pela força das marés destruiu inúmeros imóveis de moradores, veranistas e até parte de uma rua, outras casas estavam sob o risco de desabamento.

Diante deste cenário e da necessidade de ações imediatas, o município de Barra de Santo Antônio decretou estado de emergência para agilizar o processo de liberação do dinheiro e dar início às obras.

Os recursos na ordem de R$ 5,9 milhões para construção do muro foram obtidos junto ao Ministério da Integração Nacional, porém, alguns entraves burocráticos retardaram a disponibilização do dinheiro. A prefeita Maria Cicera Mendonça Casado (Ciçou), realizou inúmeras viagens a Brasília para obter liberação dos recursos e iniciar a obra.

Além do muro de contenção, parte destes recursos serão utilizados na construção de quadra de esportes, mirante, Praça multieventos com concha acústica e quiosques. A previsão é que fiquem prontos até o mês junho, segundo informou o secretario de Infra Estrutura e Planejamento Municipal, Miguel Arcanjo da Mota.

Quando o muro estiver pronto, terá 1000 metros de extensão, indo da balança do peixe da Colônia de pescadores Z-14 na Ilha da Crôa, até o bar da Arly no espaço que foi utilizado para realizar a carnaval deste ano.


Fonte: http://www.barraagora.com/

Comentários