ORLA: Leia o manifesto entregue ao governador pelas entidades organizadas de nossa cidade (Itapoá-SC)

Durante a inauguração da SC 415, as entidades organizadas de nossa cidade realizaram uma manifestação para tentar salvar a orla da praia. Leia a íntegra do manifesto a seguir
Às
Excelentíssimas Autoridades presentes à inauguração da SC-415

As Associações de Moradores abaixo mencionadas, que representam várias regiões de Itapoá, regozijam-se com dois acontecimentos significativos para o nosso Município. Há poucos dias assistimos o início das operações do Porto de Itapoá.   Hoje, a inauguração da SC-415, uma obra vital de escoamento das riquezas do Brasil para o mundo, e vice e versa.

Entretanto, senhores, paralelamente a esses eventos auspiciosos, um sentimento de perda e impotência subjuga os itapoaenses ao constatarem, a cada alvorecer, que a vocação balneária do Município está comprometida pela EROSÃO crescente e implacável que castiga a Orla de Itapoá.

A população de Itapoá, veranistas e turistas assistem consternados ao desaparecimento da nossa orla. Atualmente a situação está tão grave, que quando a maré sobe, em boa parte da orla, o pouco da faixa de areia que nos resta é coberto pelas as águas. Mas o pior é quando a maré alta vem acompanhada de ressaca.   Cada vez que isto ocorre o cenário de destruição aumenta consideravelmente e assusta principalmente àqueles que tem suas casas de frente para o mar.

Maior melancolia é sentida no depoimento dos freqüentadores habituais do Balneário, que não mais encontram a faixa litorânea para as suas caminhadas. Resta-lhes, então, substituir a areia pelo asfalto, expondo-se ao perigo do trânsito nos locais onde não há acostamento ou ciclovia.

Muitos não mais elegem Itapoá como local aprazível, em que pese suas águas indicarem 100% de balneabilidade e farta piscosidade. Dizem, que de nada adianta balneabilidade e abundância de peixes se não houver praias. Alguns preferem arrumar suas malas e abandonar a cidade, já que não dispõem de faixa de areia, sequer, para fixarem um guarda-sol, uma cadeira, rede de vôlei ou caniço.

Estudos e Pareceres Técnicos já foram realizados ( LECOST-UFPR/Prof. Angulo em 2002/2004 e COASTAL em 2011 ), elaborados respectivamente a pedido da Prefeitura Municipal de Itapoá e do IBAMA. Ambos, apontam multifatores para as causas da erosão, não se contradizem e se completam num ponto: é significativa, como causa da erosão, as sucessivas dragagens de aprofundamento do Canal de Acesso aos Portos de São Francisco do Sul e Itapoá, que outrora tinha uma profundidade média de 7,0 metros (1980), recentemente com 12 e hoje com 14 metros. Tanto é verdade, que após a última dragagem o processo erosivo aumentou consideravelmente.

O Poder Público, seja ele na esfera Municipal, Estadual ou Federal, não pode mais assistir passivamente a este verdadeiro Crime Ambiental, que tem como conseqüência a destruição da   Orla de Itapoá.

Assim sendo, as Associações de Moradores de Itapoá abaixo relacionadas, requerem das autoridades presentes o apoio na busca de uma solução imediata frente ao problema da EROSÃO. Como deve ser do vosso conhecimento, em Santa Catarina, projetos e OBRAS estão sendo executados por várias prefeituras para recuperar e revitalizar suas ORLAS (exs.:  Balneário Camboriú e Piçarras ). Sabemos, que tais projetos e obras só estão sendo possíveis graças ao apoio financeiro do Estado e da Federação.

Através deste manifesto estamos lançando a campanha ” SOS – Orla de Itapoá pede Socorro !!!… Contamos com o vosso apoio, que é nosso direito e vosso dever.

Itapoá, 20 de janeiro de 2012.

ACOPOF – ADEA – CAMBIJÚ – FUNDAÇÃO PRÓ-ITAPOÁ
REDES AO MAR – ROSAMAR – UIRAPURÚ

Fonte: gazetadeitapoa.com

Comentários

Mais visitados