Maré destrói Calçadão da Caueira (Sergipe)

O estrago causado pelo avanço do mar sobre o calçadão da orla da praia da Caueira, no município de Itaporanga d’Ajuda, tem preocupado frequentadores e comerciantes do local. Eles temem que isso, de alguma forma, afaste visitantes, por conta da situação da infraestrutura na área. Daqui a dez dias, a praia será um dos palcos do Verão Sergipe, programação cultural e de lazer promovida pelo governo do Estado. O palco onde normalmente o evento acontece fica a poucos metros da praia, onde o calçamento continua cedendo cada vez que a maré alta avança.

Quem frequenta a praia com regularidade diz estar preocupada com a situação. A comerciante Maria Antônia Farias contou que a destruição do calçadão começou de forma mais intensa há pouco mais de um ano. De lá para cá, disse ela, pouco foi feito e agora a parte que está cedendo já está bem perto dos bares. “Esses escombros são um perigo, porque para chegar até o mar a gente tem que passar por eles. É um risco, porque as crianças ficam brincando por aqui e podem se machucar nesses pedaços de concreto e pedras que ficam na beira da praia”, lamentou.

Um comerciante de um dos bares da praia, que preferiu não se identificar, também teme pelo que pode acontecer aos estabelecimentos, caso não seja tomada uma providência o mais urgente possível. Ele diz que a cada maré mais cheia a água vai cavando o calçamento, que continua caindo. “É só ver que o calçamento está caindo mais. Alguém tem que fazer alguma coisa por isso aqui, para que não atinja os bares. Será que a gente vai ter o Verão Sergipe com isso desse jeito”, indagou.

O prefeito do município de Itaporanga d’Ajuda, César Mandarino,reconheceu a necessidade de realização de uma obra no calçadão da orla da praia da Caueira. No entanto, ele disse que é preciso que haja uma parceria do governo do Estado, pois o município sozinho não tem como realizá-la. Segundo o prefeito, vários contatos já foram feitos com o governo no sentido de ser firmada parceria para a realização da obra de recuperação do calçadão.

“Já fizemos algumas reuniões com os secretários Sérgio Ferrari [Sedurb] e Valmor Barbosa [Infraestrutura], já fizemos o pedido ao governador e estamos aguardando algum pronunciamento, porque a prefeitura sozinha não tem condições de fazer a obra”, disse o prefeito. César Mandarinoinformou que a parte do calçadão da orla que cedeu está praticamente do mesmo jeito há quase um ano, mas quando a maré está um pouco mais elevada vai retirando um pouco mais da estrutura.

Segundo o prefeito, para evitar que a água do mar avance até os bares, que é um dos temores tanto de comerciantes quanto de frequentadores da praia da Caueira, foi colocado material para evitar o avanço do mar para os estabelecimentos. Ele acrescentou que com relação ao calçamento já foram feitos mais de 80 mil metros quadrados de calçamento, bem como obras de esgotamento de água. Apesar disso, Mandarino comemora os bons números de visitantes na praia. “Batemos recorde no Réveillon e nos meses de dezembro e janeiro”.

Fonte: jornaldacidade.net

Comentários

Mais visitados