Ílhavo: Câmara receia novos pontos de erosão nas praias do concelho

O mar avança na Barra, Costa Nova e Vagueira (Vagos). Enquanto decorrem trabalhos de protecção, dois novos pontos de erosão estão sob acompanhamento especial.

A Câmara Municipal de Ílhavo segue com particular atenção o processo erosivo que se desenvolve num troço de costa entre o primeiro e o segundo esporão da Costa Nova, admitindo poder haver necessidade de actuar de emergência. “Se o mar continuar a avançar, pode exigir, dentro de pouco tempo, uma intervenção de emergência”, disse, ontem, ao Diário de Aveiro, o presidente da autarquia de Ílhavo, Ribau Esteves.

Trata-se de um processo “anormal de erosão forte” naquele zona, segundo o autarca, que se tem evidenciado nos últimos dois anos. Esta zona está ser acompanhada e, conforme o desenvolvimento que for observado, se obrigar a uma intervenção para proteger aquele troço de costa, haverá uma resposta de emergência.

Entretanto, depois do forte avanço do mar registado entre o final de Outubro e início do passado mês de Novembro, que atingiu toda a costa, entre a Barra e Mira, os trabalhos a cargo do INAG - Instituto da Água que estão a decorrer fazem a transposição de areia da “praia velha” (praia do Farol, na Barra) para a frente do “Off Shore” (Barra), para proteger este apoio de praia.

Na praia do Farol, sob jurisdição da Administração do Porto de Aveiro, decorrem também trabalhos de protecção da zona. Ontem, encontrava-se em instalação uma paliçada para evitar que a areia arrastada pela maré atinja o passadiço que permite o passeio pedonal ao longo da praia.
Fonte: Por João Peixinho | http://www.diarioaveiro.pt (Ler artigo completo na edição em papel)  

Comentários

Mais visitados