Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro.

O litoral brasileiro, com aproximadamente 8.500 km de extensão, constitui-se em um perene desafio de gestão em face da diversidade de situações existentes neste território. São aproximadamente 300 municípios defrontantes com o mar, os quais têm, na faixa de praia, um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades turísticas, lazer, pesca, entre outras.

Toda e qualquer política direcionada ao gerenciamento de áreas costeiras deve levar em consideração a percepção de que a faixa litorânea, quando não rochosa, é sujeita a variações espaciais em curto espaço de tempo, uma vez que se tratam de ambientes dinâmicos influenciados diretamente por ondas e correntes marinhas. Essa dinâmica está associada, também, a processos antrópicos que potencializam os efeitos da erosão, conferindo à orla peculiaridades que requerem esforços permanentes para manutenção de seu equilíbrio dinâmico.
Balneario Camboriú - SC
Fonte: Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro / MMA/SQA/Gercom
Nesta ótica, torna-se fundamental o dimensionar o que representam estas variações espaciais no âmbito do planejamento ambiental e territorial. Muitos países têm adotado faixas de proteção ou restrição de usos desses ambientes visando à manutenção das características paisagísticas e a redução de perdas materiais em decorrência da erosão costeira.

É nesse contexto que o livro Erosão e Progradacão do Litoral Brasileiro foi concebido, visando subsidiar os tomadores de decisão no planejamento da costa brasileira, servindo também como referência inconteste à pesquisa acadêmica, constituindo-se na primeira publicação especializada no assunto em escala da União.
Atafona - RJ
Fonte: Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro / MMA/SQA/Gercom
A elaboração de um livro sobre erosão e progradacão costeira nasceu no âmbito do Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM), tendo sido o Prof. Dieter Muhe da UFRJ indicado para coordenar o projeto. Um levantamento desta magnitude em todo o litoral do país, que pudesse indicar as áreas de risco à erosão para posterior estabelecimento de estratégias de monitoramento e identificação das causas era de interesse tanto do MMA, quanto do Programa GOOS (Global Ocean Observing System) o qual o Brasil é membro integrante com o sub - módulo GOOS/Brasil.

A aplicação dos resultados deste trabalho se dá de maneira imediata em ações de planejamento e ordenamento do litoral. Um exemplo é o Projeto Orla, que tem como uma de suas premissas a harmonização das questões patrimoniais e ambientais com o planejamento de uso e ocupação do território costeiro, em especial das praias. A relação dos processos erosivos e deposicionais com os terrenos de marinha e outras áreas sob domínio da União são claras, uma vez que os mesmos tendem a aumentar ou diminuir a largura da faixa de praia.

Farol da Conceição, no litoral médio do Rio Grande do Sul.
Em 1988 o Farol encontrava-se em bom estado. Em 1997 o mar já o havia derrubado e em 1999 a
casa do faroleiro também foi destruída pela erosão.
Fonte: Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro / MMA/SQA/Gercom
Soma-se a isso, as questões referentes a segurança para moradia e para as demais as estruturas existentes na orla, com consequencias graves para os setores imobiliário, turismo e de infra-estrutura, além da perda de biodiversidade ligada a alteração dos ecossistemas costeiros. Um exemplo cássico é o município de Piçarras - SC onde 1,5 km de praias urbanas foram erodidos causando estragos nas estruturas viárias, redução do fluxo de turistas, desvalorização dos imóveis e prejuizos generalizados para o município. Uma das alternativas a este quadro é a "reestruturação" ou "engorde" de praias, que consiste em reconstruir a praia com sedimentos retirados de offshore. No caso de Piçarras, esta reestruturação foi realizada em 1999 em 2,2 km de praias, com custo estimado em 3,2 milhões de reais. Já estudos realizados pela UFRJ na orla de Maricá - RJ, apontam para o custo de recosntrução de casas e infra-estrutura básica em R$ 250.000,00 por quilômetro, em função da destruição causada pela erosão costeira.

Outro exemplo de erosão acentuada, afetando extensos trechos da costa é observado no Rio Grande do Norte entre Guamaré e Macau. Neste local, parte do litoral é protegido das ondas oceânicas por cordões litorâneos e pontais apresentando intensa mobilidade sedimentar. Não obstante, o litoral apresenta intensa erosão chegando a colocar em risco as instalações de bombeamento de petróleo.

Ainda que essa publicação seja um marco referencial para o diagnóstico da situação atual do litoral brasileiro frente as questões que envolvem a mobilidade da linha de costa, a mesma não pretende esgotar as discussões acerca do assunto, e sim incentivar a continuidade dos trabalhos de órgãos governamentais, Universidades e organizações da sociedade civil interessadas nesta temática.
Praia Caponga - CE
Praia de Maragogi - AL
Fonte: Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro / MMA/SQA/Gercom
Fonte: http://www.mma.gov.br

Comentários