O Caminho da Praia: blog | O mar avança

Durante nosso último dia de caminhada encontramos alguns moradores costeiros que falaram da praia do Hermenegildo como sendo o lugar onde as casas estariam caindo “dentro” do mar.
Pouco tempo depois, ver o balneário deixou evidente que a expressão não era brincadeira. Esta praia, a exemplo do que também acontece em outros pontos do litoral, teve muitas casas destruídas e outras tantas estão ameaçadas pela ação do mar.
Conversamos com muitas pessoas, mas ninguém soube dizer ao certo o motivo. Há os que defendem a idéia de que a erosão das praias é um movimento natural da areia que é arrastada de um ponto para outro e há quem diga que a maneira errada de ocupar o litoral tem favorecido esse tipo de problema.
Não sabemos e, ao que parece, nem mesmo a ciência tem certeza. Ainda assim encontramos um artigo bacana chamado As praias perdidas que tenta lançar alguma luz sobre o assunto.
Por outro lado, comprovamos que o tema rende fotos interessantes.  Antes mesmo de Rio Grande encontramos o que sobrou do Farol da Conceição, que desabou em 1993. Outrora ficava a 80m do mar. Agora o que restou da base está dentro d’água e serve de ponto de descanso para alguns lobinhos.
Por sinal, logo ao lado do farol caído há um novo. Não passa de projeto utilitário construído em estrutura de metal, um esqueleto bastante sem graça se comparado ao farol antigo.

Comentários

Mais visitados