Monitoramento do Processo de Erosão Costeira na Praia das Tartarugas, Rio das Ostras - Estado do Rio de Janeiro / Brasil: Aplicação de Metodologia Quantitativa

RESUMO
Nas últimas duas décadas, a Praia das Tartarugas em Rio das Ostras, nordeste do Estado do Rio de Janeiro vem passando por intenso e acelerado processo erosivo. A maior parte da orla encontra-se em estágio avançado de urbanização. A construção da ciclovia e a ampliação da rodovia Amaral Peixoto sobre a zona de pós-praia alterou o balanço sedimentar acarretando retrogradação da linha de praia. Soma-se a essas intervenções a construção da barragem de Juturnaiba no médio curso do rio São João que reteve grande quantidade de sedimentos a montante, afetando a mecânica do transporte de sedimentos nas praias localizadas próximas à foz desse rio. O presente trabalho apresenta uma estratégia de monitoramento do processo erosivo em 2 (duas) escalas temporais de médio (décadas) e curto prazo (anual). Como procedimento metodológico utilizou-se fotografias aéreas de diferentes datas de vôo correspondente aos anos de 1975 e 2003 e execução de 24 (vinte e quatro) perfis de praia entre 2009 e 2010 através de rastreador geodésico GPS Pró-Mark 2. Resultados apontam recuo da linha de praia na ordem de 40 m em 28 anos e perdas volumétricas (erosão) na maior parte dos 8 (oito) perfis executados.
João Wagner Alencar Castro @, 1, Daniel Fernandes 2,
Fabio Ferreira Dias 3

@ - Autor correspondente / Corresponding author: jwacastro@gmail.com e castro@mn.ufrj.br
1 - Laboratório de Geologia Costeira, Sedimentologia & Meio Ambiente - LAGECOST (Museu Nacional) Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, 20940-040, Rio de Janeiro, Brasil.
2 - Instituto Estadual do Ambiente - INEA / Rio de Janeiro, Brasil.
3 - Departamento de Análise Geoambiental, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Acesse o conteúdo completo em:
Revista de Gestão Costeira Integrada Volume 11, Número 3, Setembro 2011, Páginas 355-368

Comentários

Mais visitados