LNEC Organiza Sessão Técnica de Erosão Costeira

LNEC Organiza Sessão Técnica de Erosão Costeira
O Departamento de Edifícios do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) organiza, no âmbito do conjunto de eventos técnicos e informativos sobre a actividade desenvolvida no Departamento, a Sessão técnica Riscos Ambientais: o caso da erosão costeira – Vulnerabilidades sociais e territórios em risco. Esta sessão realiza-se no dia 6 de Dezembro de 2011 e destina-se a Engenheiros Civis, investigadores, técnicos de planeamento urbano e agentes da Protecção Civil, e outros técnicos ligados à avaliação dos riscos ambientais e gestão dos territórios urbanos.


Enquadramento

Durante o século XXI as questões ambientais e, em especial os riscos derivados das alterações climáticas e das formas de uso e ocupação dos solos, representam um dos mais sérios desafios para a gestão sustentável dos territórios e a promoção do bem-estar e segurança das populações humanas. No caso da erosão costeira e da eventual subida do nível dos mares, faz-se notar que o risco de galgamento oceânico e a ocorrência de inundações costeiras são cenários plausíveis que requerem o desenvolvimento de medidas mitigadoras e adaptativas, com vista a salvaguardar as actividades e as próprias populações que se encontram vulneráveis sobre a linha da costa.

Com efeito, Portugal, com cerca de 950 km de costa continental, grande parte dela formada por zonas de praia ou por falésias de baixa altitude (60% e 35% respectivamente), apresenta-se como um caso de estudo particularmente sensível ao problema da erosão costeira. Acrescente-se ainda que as zonas costeiras continentais portuguesas traduzem uma importância demográfica e económica muito significativa, cativando cerca de 3/4 da população residente, e produzindo 85% da riqueza do País.

As maiores aglomerações urbanas e áreas metropolitanas situam-se também em zonas costeiras, solicitando o desenvolvimento de políticas públicas que associem intimamente a gestão dos riscos ambientais com os tipos de ordenamento do território e a expansão urbana.

Na presente sessão técnica serão abordados os conceitos fundamentais relativos a uma gestão integrada das zonas costeiras e exploram-se perspectivas de abordagem sociológica sobre os riscos ambientais e as vulnerabilidades sociais.

Serão apresentados resultados e metodologias de projectos de investigação em curso no LNEC sobre a erosão costeira (projectos RENCOASTAL e ANCORIM) que exploram as relações interdisciplinares entre a engenharia civil e as ciências sociais e naturais.

Docentes

João Lutas Craveiro (sociólogo), LNEC
Francisco Sancho (engenheiro civil), LNEC
Óscar Antunes (geógrafo), FCSH/UNL
Convidado: César de Andrade (geólogo) Dep. Geologia, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Informações

LNEC | Apoio à Organização de Reuniões
Av. do Brasil 101 | 1700-066 LISBOA
tel.: 21 844 34 83 | fax: 21 844 30 14
cursos@lnec.pt
Imagem: LNEC

Fonte: LNEC | http://www.engenhariacivil.com/lnec-organiza-sessao-tecnica-erosao-costeira

Comentários

Mais visitados