União terá que conter invasão do mar | Ilhéus | Bahia

A Justiça Federal em Ilhéus aceitou ação pública ajuizada pela Associação de Moradores do Bairro São Miguel e determinou que a União apresente um projeto definitivo para conter o avanço do mar sobre o litoral norte.

A multa diária é de mil reais, que está valendo desde o início do mês. O valor está sendo cobrado da Codeba, Companhia Docas do Estado da Bahia, que administra os portos no estado.

Os moradores conseguiram provar, através de estudos técnicos, que a erosão de 16 km de praias vem sendo provocada pelas obras de ampliação do Porto do Malhado. O avanço do mar tem destruído dezenas de casas.

De acordo com a vice-presidente da Associação de Moradores do São Miguel, Andhrea Nascimento Carvalho, o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias já tinha avisado que as obras causariam prejuízos.

Além do São Miguel, as marés destruíram ruas e casas no bairro São Domingos. O mar avançou tanto nos últimos anos que está a poucos metros da BA-001, que liga Ilhéus a Itacaré. 

Fonte: A Região (Bahia) | http://www.portosenavios.com.br/site/noticiario/portos-e-logistica/11854-uniao-tera-que-conter-invasao-do-mar

Comentários