Roteiro para projetos de engenharia de obras de proteção costeira (Parte 2)

Para produzir um desenho final, é necessário continuar o processo iterativo iniciado no planejamento do projeto. O projeto está em sua etapa final, quando todos os objetivos forem cumpridos, e todas as partes interessadas estiverem convencidas de que um projeto ótimo foi atingido. Se houver alguma pergunta sem resposta, então o projeto final não foi alcançado, e outra iteração é necessária. É recomendável incluir o projeto final no relatório de viabilidade e, se aprovado para a construção, nenhum trabalho de ajuste no projeto será necessário. O engenheiro pode ir diretamente para os planos e especificações, quando o projeto for aprovado para a construção e os recursos para a construção são apropriados.

Os documentos necessários para um contrato de construção a ser concedido inclui os planos e especificações para o trabalho. Eles incorporam quaisquer restrições ou outras dificuldades, e definem a precisão e as tolerâncias adequadas para o trabalho.  

Embora a construção e monitoramento não façam parte do processo de planejamento e projeto, eles devem ser considerados antes do projeto final está completo.

Para ter um projeto bem sucedido, o trabalho a ser realizado deve ser capaz de garantir a estabilidade, a construção e operacionalidade da construção. É necessário disponibilizar todos os equipamentos e materiais necessários à construção da obra, caso contrário, o projeto não é exeqüível. Se a areia para um trabalho de alimentação de praia é considerada fora dos limites de capacidade de equipamentos de dragagem disponíveis, então o trabalho não é exequível. 

O grau de vigilância depende da forma como os dados devem ser usados. Existem dois tipos básicos de acompanhamento: para a conformidade da construção do projeto e para avaliação do desempenho do projeto. O segundo tipo é muitas vezes negligenciado, é preciso especificar claramente a necessidade de um plano de monitoramento e um plano de operação e manutenção serem preparados como parte de cada projeto para que a responsabilidade sobre a obra seja mantida. Isto é especialmente importante em projetos de alimentação da praia para determinar quando uma realimentação do aterro será necessária.  Além disso, dados sobre o desempenho do projeto são necessários para a melhoria contínua e refinamento dos modelos de previsão para projetos costeiros.


Comentários

Mais visitados