APA de Santa Rita discutiu problema de assoreamento em Marechal Deodoro - AL

image
Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental se reuniu na SEMARH para discutir problemáticas da região.

O Conselho Gestor da Área de Prevervação Ambiental (APA) de Santa Rita se reuniu nesta quarta-feira (5), na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), e na pauta estavam a problemática do assoreamento de uma região em Marechal Deodoro e também a realização das atividades de treinamento da população em caso de alerta local.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú Manguaba, Ronaldo Cerqueira, realizou uma apresentação sobre o problema de assoreamento no município de Marechal Deodoro, na região da Boca da Barra, onde a Lagoa Mundaú se encontra com o mar. O avanço do mar e a ocupação desordenada da região estão causando sérios problemas.

Para resolver o problema, o Conselho Gestor da APA de Santa Rita formou um grupo técnico que irá elaborar um requerimento e um relatório que serão enviados ao prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, e que justifiquem a necessidade de realização de dragagem, em frente à Barra Nova, para retirada do grande acumulado de areia no local.

Também foi definida pelo Conselho Gestor a realização de um treinamento no dia 20 de outubro, junto a população local, de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APEL). Uma apresentação também foi realizada para definir as ações a serem realizadas junto aos moradores da região presente na APA de Santa Rita.

Esta foi a 16° Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) de Santa Rita, cuja secretária executiva é realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). A próxima reunião está agendada para o dia 7 de dezembro.

Victor Guerra | Assessoria de Comunicação | Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas
82. 8884.6962 / 82.3315.2653 / 3315.2680 |
http://www.semarh.al.gov.br/

Comentários

Mais visitados