Municípios aderem a Projeto de Gestão

Os municípios de Paulista e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR) aderiram ontem ao Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima, conduzido pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, do Governo Federal. Com a assinatura do convênio, realizada na Superintendência do Patrimônio da União, no Pina, as prefeituras deverão formar um comitê gestor para atuar junto com os governos Estadual e Federal na identificação e solução dos problemas urbanos e ambientais nas orlas brasileiras. A iniciativa prevê intervenções urbanísticas e ambientais em cerca de 300 municípios brasileiros que são banhados pelo Oceano Atlântico. “Este projeto é de extrema importância por ser realizado em conjunto e a zona costeira é uma só. Uma administração que tentar resolver sozinha seus problemas dificilmente terá êxito”, destacou a Secretária Nacional do Patrimônio da União, Paula Motta Lara.

Em Pernambuco, o projeto começou a ser implantado em 2005, a partir de municípios como São José da Coroa Grande, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho e Goiana, seguidos de Ipojuca, Recife e Itamaracá. A partir da assinatura do termo de adesão, os novos municípios vão participar de uma oficina de capacitação e terão a missão de elaborar um plano de gestão. “Este projeto tem um conjunto de ações. O Estado resolveu assumir um estudo para identificar a melhor alternativa para resolver o problema do avanço do mar e problemas urbanos nas orlas. Ele dá condições de relocar ocupações que tiverem indevidas, cuidar do ordenamento e também busca soluções para conter o avanço do mar”, destacou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Paulista, Jorge Carreiro.

Segundo ele, o estudo foi rea­lizado de forma preliminar pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). “Foram pensadas em soluções como recolocar areia de volta nas praias (engordamento de praia). Agora está sendo feito um estudo de impacto ambiental para dar orientação a intervenção e, em seguida, criar o projeto executivo”, salientou o secretário.

Por PRISCILLA AGUAR | http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/661670-municipios-aderem-a-projeto-de-gestao

Comentários

Mais visitados