“A culpa é do poder público”



O responsável maior pelos prejuízos provocados pelo avanço do mar na Região Metropolitana do Recife é o poder público. Esse foi o entendimento dos internautas que votaram na enquete feita por nosso blog.

Para 62% dos votantes, os municípios, o estado e a União foram quem mais contribuíram para a realidade vista hoje nas praias de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista.
Mais de um terço dos votantes (35%) responsabilizaram diretamente os municípios. Isso porque os poderes locais teriam permitido, a exemplo de Jaboatão dos Guararapes, construções a distâncias mínimas das praias.

Governos estadual e federal seriam, segundo 27% dos internautas, culpados pelos prejuízos. E as perdas refletiriam a falta de políticas públicas, ao longo de décadas, que envolvessem as prefeituras em ações para se preservar a faixa litorânea.

Os votantes, em escala menor (19,7%), entenderam que as construtoras e os moradores também possuem parcela de culpa por construírem, de casas a grandes edifícios, sem se preocupar com o avanço do mar.

Mas há os que acreditam (19,7%) que as perdas causadas pelo avanço do mar, em praias como Piedade, em Jaboatão, e Janga, em Paulista, ocorreriam independentemente da ação humana.

Embora não tenha caráter científico, a enquete sinaliza para um olhar crítico da população. Tanto em relação a si mesmo, mas principalmente em relação a quem cabe gerir os espaços públicos.

Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/meioambiente/index.php/2011/09/a-culpa-e-do-poder-publico/

Comentários

Mais visitados