Avanço do mar na Paraíba

No dia de ontem, 31, o mar avançou consideravelmente sobre praias paraibanas como Jacumã e Baia da Traição, causando destruição de casas residenciais, barracos, muros, paredes e derrubando coqueiros e posteação de energia elétrica, uma vez que desde o dia 29 a maré atingiu 2.7 metros e provavelmente poderá se repetir neste mês de setembro, por mais cinco vezes.

Segundo o Jornal da Paraíba desta quinta-feira, as embarcações que se achavam ancoradas como de costume, foram levadas pela maré alta e só foram encontradas na Barra de Camaratuba. O quebra-mar também foi totalmente destruído.

Muitos moradores da área próxima ao mar, na cidade de Baia da Traição, pretendem vender (se houver comprador) e/ou se mudar para locais mais distantes na cidade, porque estão assustados com a destruição e invasão das águas oceânicas. Em verdade, o mar está tentando ocupar o seu próprio espaço que pelo homem foi invadido paulatinamente, na ânsia de residir muito próximo dele.

Não é de agora que o mar tem invadido casas e avançado sobre praça e até a rua principal da cidade e a prefeitura municipal tem sido cobrada pelos habitantes daquela cidade litorânea, para construir um quebra-mar que possa conter esses avanços que muito estão assustando a população e veranistas.

FONTES: Jornal da Paraíba | 

Comentários

Mais visitados