Audiência pública sobre “avanço do mar” | Paulista | PE


O vereador do Paulista Fábio Barros conta com a sua participação na  audiência pública para discutir questões sobre o avanço do mar e obras emergenciais nas praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha, em Paulista. O procurador da República em Pernambuco, Marcos Costa; o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Jorge Carreiro; parlamentares da Assembleia Legislativa, vereadores e demais representantes de órgãos públicos estaduais e municipais estarão presentes na audiência. O encontro acontece na próxima quarta-feira (28), às 19h, na Litoral Recepções, localizada na avenida Claudio Gueiros Leite, s/n, após o Forte de Pau Amarelo.

A erosão costeira ou avanço do mar vem destruindo grande parte do litoral da Região Metropolitana do Recife e prejudicando a vida de moradores, trabalhadores e frequentadores das praias. No dia 31 de agosto foi registrada a maré mais alta do ano, provacando um grande estrago, em uma faixa costeira de, aproximadamente 1,5 km do litoral norte.

Os primeiros registros de erosão costeira no estado de Pernambuco foram agravados após a construção do Porto do Recife, que alterou as correntes litorâneas. Por isso, foi preciso instalar pedras em Olinda para conter o “avanço do mar”. Dessa forma, a energia das correntes marinhas foi transferida em direção ao litoral norte, causando grandes estragos nas praias do Paulista. Estas técnicas também foram utilizadas na praia do Janga intensificando o processo de erosão marinha nas praias de Pau Amarelo e Maria Farinha, conhecido como “efeito dominó”.

Desde 2009, o vereador Fábio Barros atua em diversas frentes para cobrar da prefeitura do Paulista uma solução para os pontos emergenciais, a exemplo do Forte de Pau Amarelo. Além de acompanhar o andamento do projeto do governo do estado, em fase de licenciamento, para a execução de obras regionais de enfrentamento ao avanço do mar.

A audiência pública desta quarta-feira (28), visa informar a população sobre o andamento desses projetos de recuperação das nossas praias. Além de cobrar da prefeitura municipal qual o planejamento e obras emergenciais para os pontos críticos, que ofereçam o menor impacto possível ao meio ambiente. 


Comentários

Parabéns ao Vereador Fabio Barros! Sempre ao lado da poupulação na busca da solução para o problema do avanco do mar em Paulista.
Thiago Vilar disse…
Parabéns pelo blog e pelo envolvimento com a população. Esse foi o único blog que divulgou a audiência pública. Estarei presente na reunião hoje na qualidade de Oceanógrafo e morador da orla do Janga.
Agradecido.
Thiago Vilar.

Mais visitados