Dissipador de Energia de Barra Nova será entregue em agosto.


Cícero Santana
Dissipador de Enérgia será entregue a comunidade de Barra Nova em agosto
Dissipador de Enérgia será entregue a comunidade de Barra Nova em agosto

Moradores que margeam a lagoa Manguaba fazem abaixo assinado para continuídade da obra.

Tudo pronto para a inauguração do Dissipador de Energia, que deverá ser entregue a comunidade de Barra Nova, no próximo mês. A informação foi prestada pelo responsável pela obra da Grécia Construtora, Gilmar Mendonça Neto, que estava satisfeito com o resultado obtido.
"Todos nós, os 25 trabalhadores que atuamos na obra, estavamos focados na conclusão dos trabalhos para que fosse entregue dentro do prazo estabelecido. Foi uma verdadeira audicéia. Dependiamos da maré para trabalhar, por isso, o trabalho se estendeu até o período noturno, mas, graças a Deus estamos chegando ao fim,com a consciência do dever cumprido", afirmou Mendonça Neto.
.: Melhorou o rendimento
José luiz, é presidente da Associação Mão Cheia, dos Moradores de Barra Nova, defensor intransigente dos interesses da comunidade. Durante um encontro realizado nas dependências do MD Brasil,em Marechal Deodoro, com o secretário municipal de Turismo, Herbet Araújo, o líder comunitário disse que apesar do dissipador ainda não estar concluído ele já apresentou resultado satisfatório.
"Para se ter uma idéia,além de impedir o avanço do mar, ele aumentou em muito a freqüência de turistas nos restaurantes e bares deste povoado, melhorando a econômia dos moradores de Barra Nova, mas, precisamos de mais ações do governo do município, que já está sendo aprovado pela maioria dos moradores",concluiu José Luiz.
.: Emprego e renda
Os incentivos fiscais estão sendo oferecidos pelo municipio aos empresarios que se instalarem no Polo Mutifabril José Aprígio Vilela, ou em qualquer local no município, mas, uma clásula na parceria tem que ser cumprida: Absorver a Mão de Obra local. Por isso, deodorenses estão sendo qualificados e terem melhores condições de emprego. A Grécia Construtora, também vem honrando esse compromisso e 90% de todos os trabalhadores são deodorenses.
Entre os deodorenses empregados na obra encontramos, Alan dos Santos, 26 anos, natural de Barra Nova. "Eu estava trabalhando no polo, mas fui deslocado para essa obra e me sinto feliz por estar realizando um trabalho que vai beneficiar o pessoal da minha comunidade. Realmente temos que agradecer ao prefeito Cristiano Matheus por estar solucionando um problema que vinha se arrastando há mais de 20 anos. Agora, esse pesadelo do inverno finalmente está chegando ao fim", disse Alan, que chegou na obra há oito meses, como ajudante e hoje é mestre de obra.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Erikson Melo, tem acompanhado desde o ínicio até o fim disse que: "Na verdade essa obra vai perpetuar a administração do prefeito Cristiano Matheus, porque ela está resolvendo um problema que se arrastava há vários anos, causando destruição e deixando a comunidade apavorada. A prova da eficiência da obra nós tivemos na prática, quando essa área onde passa do dissipador, não foi atingida, ao contrário do que acontecia anteriormente", destacou o secretário.
"Para a eficácia dos serviços foram retiradas, da área do domínio da União, construções irregulares, que foram demolidas e outras recuadas. Tudo obedece a lei federal de proteção ambiental, porque o que estar acontecendo aqui, tem como objetivo principal defender a comunidade do avanço do mar", destacou Erikson Melo.
.: Abaixo assinado
A reportagem foi informada Mendonça Neto, responsável pela obra que a comunidade já elaborou um abaixo assinado para ser entregue ao prefeito Cristiano Matheus, solicitando a continuídade da obra do Dissipador, para que o restante da comunidade que reside as margens da lagoa Manguaba, seja também assistida pelo executivo do município.

por Cícero Santana
Fonte: http://www.almanaquealagoas.com.br

Comentários