ONDAS DO TEMPO: EROSÃO COSTEIRA E SEUS IMPACTOS
No mês passado foi lançado mais um rebento do nosso amigo Professor Williams Guimarães, desta feita, mergulhado num projeto de monitoramento da erosão costeira no município da Conceição da Barra - ES, atuando como bolsista da FAPES até outubro de 2025, e também como consultor ambiental autônomo.
"ONDAS DO TEMPO" não é apenas uma obra acadêmica; é um apelo à ação. As mudanças climáticas que estão em curso, nos leva a repensarmos em como controlar o avanço do mar nas cidades costeiras. O livro apresenta casos de sucesso no litoral de Alagoas, comprovando que podemos utilizar nas obras de engenharia costeira de forma eficaz, inovação com o compromisso com a sustentabilidade.
"É preciso ação para controlar o avanço do mar em áreas urbanizadas."
Marco Lyra
Esse trabalho é uma oportunidade de ver de perto os desafios e as soluções para proteção do litoral.
O livro apresenta um importante registro das obras de proteção costeira no estado de Alagoas, inclusive fazendo um breve registro cronológico do uso de dissipadores de energia de ondas utilizando geossintéticos, desde 2003.
Para o autor, o resultado do uso de dissipadores de energia Bagwall e Sandbag, obtiveram resultados surpreendentes.
"O avanço do mar foi contido de forma eficaz. Também não houve transferência do processo erosivo para áreas adjacentes. Além disso, observou-se um benefício adicional com a recuperação natural da praia, graças a engorda natural proporcionadas pelos dissipadores de energia de ondas."
Willams Guimarães
A engorda natural na praia de Costa Brava em Paripueira - AL, é um caso inédito para contenção de erosão costeira, próxima a foz de rios.
Confira o resultado nas imagens:
Comentários
Postar um comentário