Mano fala, em entrevista para a TV, sobre avanço do mar em Jaboatão e as medidas que serão tomadas
Tema tomou boa parte da entrevista concedida pelo prefeito e candidato à reeleição a Josley Cardinot
Em entrevista ao programa a Josley Cardinot, na manhã desta quarta-feira (7), o prefeito e candidato à releição no Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, sobre o avanço do mar no município.
Mano Medeiros explicou que em 2013 foi feita uma engorda e não o enroncamento (proteção feita com rochas compactadas) na orla do muncípio, mas o avanço do mar, seguindo o curso natural, levou parte da areia do trecho da engorda. “Estamos agora fazendo um processo licitatório e nós vamos contratar uma empresa pra fazer o enroncamento da estrutura física, para minimizar o efeito do mar em relação à areia, e depois fazer a engorda”, esclareceu.
De acordo com a candidato, só para o processo de enroncamento houve uma previsão orçamentária em torno de R$ 20 milhões, e depois vai partir para a recomposição de areia, que custará em torno de R$ 60 milhões”.
Mano ressaltou que o problema do avanço é mais restrito ao bairro de Candeias e que em Piedade está em andamento a requalificação do calçadão. “Nós temos 14 milhões em recursos, para fazer todo o trecho de calçadão da orla de Piedade a Candeias, em oito quilômetros de orla.
Fizemos o primeiro trecho após a engorda, o segundo vai ser da igrejinha até divisa com o Recife e o terceiro só vai ser feito realmente, após o enroncamento e a engorda”, afirmou. Ainda sobre a orla, o prefeito ressaltou que tem investido, com apoio do governo do estado, em atrativos que não seja o banho de mar, para a área mais propensa a ataques de tubarão.
“Nós estamos dotando aquela área de toda estrutura necessária, para que as pessoas frequentem aquele trecho, independente do banho de mar, que continua proibido”, informou Mano Medeiros, ressaltando que estão sendo feitos estudos sobre os ataques.
Como exemplo de atrativo para a área de Piedade, ele citou o “Espaço Vida Marinha, um equipamento de estudos sobre ecossistemas e meio ambiente, onde há exposições de materiais biológicos de animais marinhos, que também são acolhidos no espaço. O prefeito ainda falou sobre a existência do projeto de empreendimento entre Curcurana e a praia do Paiva, com Parque Aquático, hotéis, centro de convenções e marina, para atrair o turismo náutico.
Outro tema abordado foi saneamento. Mano explicou que apenas 30% da cidade de Jaboatão é saneada. Contou que o investimento é grande, mas as obras de infraestrutura em saneamento estão avançando, através de um trabalho em parceria e de forma planejada com o governo do estado via Compesa e a empresa BRK, especialista em saneamento.
“Temos que avançar muito em relação ao saneamento do município e sobre a falta d´água também estamos avançando. A Compesa tem instalado redes de água em alguns bairros, mas o município carece de investimento e é questão de tempo”, esclareceu.
Sobre Jaboatão, o prefeito Mano Medeiros afirmou que o município é muito desafiador mas apaixonante e disse estar realizado como prefeito da cidade. “Eu tenho tido reconhecimento, trabalhado muito por Jaboatão, tenho vivido Jaboatão e isso tem me proporcionado uma alegria muito grande, pelo fato da gente estar, dentro das nossas possibilidades, mudando as vidas das pessoas”, exclamou.
E acrescentou que a gestão está captando recursos dos governos federal e estadual, para enfrentar os desafios, como ruas que precisam ser asfaltadas, aplicações de geomantas e construções de muros de arrimo em áreas de risco e toda infraestrutura para permitir qualidade de vida, mobilidade e segurança para a população.
FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO
Comentários
Postar um comentário