Perspectiva como avanço: Como a perspectiva dimensional abriu caminho para mudanças na arte e na produção
A arquiteta Beatriz Lyra
Matos recebeu pontuação máxima com louvor, no exame final na The Academy At
Harvard Square (TAHS), com o tema “Perpectiva como avanço”. Desejamos sucesso nos
seus estudos em Boston.
Marco Lyra
(scrow down for English)
Beatriz Lyra Matos - Arquiteta
e Personal Organizer
Você já pensou na maneira como você vê a
realidade? Nossos olhos podem ver coisas em 3dimensões. Na verdade, vivemos em
um cenário 3D. No século XXI é fácil imagine e modele protótipos que podem se
transformar em realidade com o apertar de um botão. Mas isso nem sempre foi
assim. É um longo caminho desde o homem das cavernas até as impressoras 3D - o
que aconteceu para mudar nossa forma de produzir arte, arquitetura e tudo o que
nossa imaginação sonha?
Da era pré-histórica às antigas civilizações dos egípcios, os humanos precisavam retratar suas vidas comuns, seja para registrá-las como uma memória ou para retratam cerimônias religiosas e feitos extraordinários. No entanto, todos aqueles históricos documentários foram feitos através de lentes achatadas que não representavam com precisão realidade, uma vez que a escala e a proporção dos seus desenhos foram distorcidas. Leonardo Da Vinci, um artista e inventor italiano autodidata e multitarefa que viveu entre o século XV e XVI, desenvolveu a técnica do sfumato, permitindo aos artistas e criadores realizar desenhos com profundidade e adicionar uma percepção tridimensional ao 2d plano. Como estudioso multidisciplinar, conduziu grandes estudos em Anatomia, Ciência, Escultura, Engenharia e outros campos que apoiaram e moldaram o Iluminismo.
Razão, liberdade e o avanço da sociedade através do pensamento racional e ciência - estes foram os três principais pilares do Iluminismo que precedeu sociedade atual. O que isso tem a ver com perspectiva? Transparente; isto é o que perspectiva significa derivado do latim. Durante o Iluminismo, artistas como Fellipo Brunelleschi buscou o realismo das formas e objetos, aprimorando seu método de representando objetos 3D em uma superfície plana. À medida que os humanos começaram a descrever seus pontos de vista realisticamente, eles se tornaram mais abertos e, consequentemente, foram capazes de ver através de uma maneira diferente com infinitas possibilidades. Eles se colocaram mais próximos de um mundo tangível, realizando sonhos com precisão, com maior poder analítico e em uma velocidade mais rápida.
A aplicação da tecnologia à perspectiva
desde a época de Da Vince até hoje – evoluiu para a realidade virtual (VR) e
imagens gráficas de computador (CGI) que usam ilusões de ótica para criar uma
representação tão precisa que pareça realidade. A tecnologia por trás dos
óculos VR é a estereoscopia, que cria percepção de profundidade imergir as
pessoas em outros lugares. Combinando perspectiva com ciência da computação e
resultados de IA em programas de modelagem e renderização e novas tecnologias,
como Sketchup, óculos VR e impressoras 3D.
Com base na análise de dados, esses
programas aumentar a nossa capacidade de estudo e análise transformando uma
casa ou qualquer outro objeto em uma experiência do “mundo real”. Além disso,
em vez de esculpir objetos em mármore, madeira ou outros recursos como no
passado, podemos fazer isso de qualquer lugar, usando nossos dispositivos com
um clique, economizando nosso tempo. Finalmente, o aspecto mais fascinante
destes avanços tecnológicos é que podemos imprimir nossos pensamentos,
encurtando o espaço em branco, tempo entre a criação e a materialização.
Em julho de 2020, o Brasil imprimiu sua
primeira casa 3D em João Pessoa, na Região Nordeste do país. Cientistas usam
impressoras 3D para recuperar algumas partes do corpo do ser humano, e existem
inúmeras outras aplicações, empurrando-nos para a multidisciplinaridade, revolução
de habilidades que Da Vinci praticou em sua época. Demorou muito para chegar a esse
ponto na história; então pode parecer injusto dizer que Da Vince foi
responsável por tudo isso, porque muitos cientistas e artistas contribuíram
para a evolução da sociedade. No entanto, se ele estivesse vivo, provavelmente
ficaria orgulhoso de saber que uma única mudança na ótica de seus desenhos,
abriu a porta para um inimaginável modo de vida futuro. Hoje, esta aproximação
entre o pensamento e o ambiente despertou nossa imaginação, desejos e emoções.
Como René Descartes, um matemático e filósofo do Iluminismo, escreveu a famosa
frase: "Penso, logo existo"; agora podemos declarar: "Penso,
logo imprimo em 3D".
Perspective as a Breakthrough: How dimensional perspective paved the way
for changes in art and production
Have you thought about the way
you see reality? Our eyes can see things in 3 dimensions. Indeed, we live in a
3D scenario. In the 21st century, it is easy to imagine and model prototypes
that can turn into reality at the push of a button. But it was not always like
that. It is a long way from the caveman to 3D printers - what happened to
change our way of producing art, architecture, and anything that our
imagination dreams of?
From the prehistoric era to the
ancient civilizations of the Egyptians, humans needed to depict their ordinary
lives, whether to record them as a memory or to portray religious ceremonies
and extraordinary deeds. However, all those historical documentaries were made
through a flattened lens that didn't accurately represent reality since the
scale and proportion of their drawings were distorted. Leonardo Da Vinci, an
Italian self-taught, multitask artist and inventor who lived between the 15th
and 16th centuries, developed the sfumato technique, allowing artists and
creators to perform drawings with depth and adding a third-dimensional
perception to the 2d plane. As a multidisciplinary scholar, he conducted
massive studies in Anatomy, Science, Sculpture, Engineering, and other fields
that supported and molded the Enlightenment.
Reason, freedom, and the
advancement of society through rational thinking and science - these were the
main three pillars of the Enlightenment that preceded current society. What
does it have to do with perspective? See-through; that is what perspective means
derived from latin. During the Enlightenment, artists like Fellipo Brunelleschi
pursued the realism of the forms and objects, improving their method of
representing 3D objects on a plane surface. As humans began to depict their
views realistically, they became more open-minded and were consequently able to
see through in a different way with endless possibilities. They put themselves
closest to a tangible world, making dreams come true accurately, with greater
analytical power and at a faster speed.
The application of technology to
perspective from Da Vince's time to today – has evolved into virtual reality
(VR) and computer graphic imagery (CGI) that uses optical illusions to create
such an accurate representation that it seems to be reality. The technology
behind VR glasses is stereoscopy, which creates depth perception to immerse
people in other places. Combining perspective with computer science and AI
results in modeling and rendering programs and new technologies such as
Sketchup, VR glasses, and 3D printers. Based on data analytics, these programs
enhance our capacity for study and analysis by turning a house or any other
objects into a “real world” experience. Furthermore, instead of sculpting
objects in marble, wood, or other resources as in the past, we can do this from
anywhere, using our devices at a click, saving our time. Finally, the most
fascinating aspect of these technological advances is that we can print our
thoughts, shortening the blank of time between creation and materialization.
In July 2020, Brazil printed its
first 3-D house at João Pessoa in the country's North East region. Scientists
use 3D printers to recover some parts of the human body, and there are numerous
other applications, pushing us to the multidisciplinary skill revolution that
Da Vinci practiced in his time. It took a long time to reach this point in
history; so it may sound unfair to say that Da Vince was responsible for the
whole thing, because plenty of scientists and artists contributed to society's
evolution. However, if he were alive, he would probably be proud to know that a
single change in the optics of his drawings opened the gate to an unimaginable
future way of living. Today, this rapprochement between thought and the
environment has awakened our imagination, desires, and emotions. As René
Descartes, a mathematician and philosopher of the Enlightenment, famously wrote
, "I Think, therefore I am"; now we can declare: "I think,
therefore I 3D print".
By Beatriz Lyra Matos
FONTE: BLOG MARCO LYRA
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