AVALIAÇÃO DA PROTEÇÃO COSTEIRA E RECUPERAÇÃO DE PRAIAS EM MACEIÓ

 Recebemos o resumo do TCC de conclusão de curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas - UFAL do formando Gibson Claudino da Silva, cujo objeto foi o artigo "Avaliação da Proteção Costeira e Recuperação de Praias em Maceió".

O estudo desenvolvido no TCC, orientado pelo Professor M. Sc. Gabriel Louis Le Campion, que gentilmente nos convidou para participar como coorientador do trabalho, foi avaliar a situação atual da orla urbanizada de Maceió, identificando as principais intervenções para proteção costeira, avaliando erros e acertos, e apresentando os principais resultados positivos com relação a recuperação de praias. 

Confira abaixo o resumo do TCC apresentado.

 Bagwall do Lopana em 2021.
                                                     Fonte: Imagem do autor (2021). 

Há décadas a capital alagoana vem sofrendo com problemas gerados pela erosão costeira. Um dos fatores agravantes desses problemas é a intervenção antrópica, devido as construções feitas muito próximas à praia, as mesmas tomaram o lugar das vegetações típicas de restinga, onde outrora ocuparam aquele espaço e em seu ciclo natural ajudavam a reter os sedimentos aerotransportados. Por este motivo se fez necessário o uso de obras de engenharia para a proteção costeira e recuperação da praia, no intuito de inibir os processos erosivos. Logo, o objetivo principal deste trabalho é analisar e avaliar os principais efeitos causados pelos processos erosivos sobre a linha de costa das praias de Maceió (AL) e, através das soluções utilizadas para conter esses processos erosivos, observar a nível comparativo, qual destas tecnologias possui maior e melhor eficácia no processo de contenção das erosões e a recuperação da praia através da engorda natural gerada pelo possível acúmulo de sedimentos. A metodologia para a obtenção dos resultados se deu através de uma revisão de literatura baseada em estudos publicados nos últimos 24 anos, e através de acompanhamento de casos em campo nas praias de Maceió. Foi utilizada para este trabalho a pesquisa descritiva, tendo em vista que com base nos trabalhos dos diversos autores que discutem este tema, ocorre a integração conceitual entre ambos, o que colaborou como um norteador para a identificação e análise das evidências. Na análise dos resultados obtidos através da revisão de literatura e do acompanhamento de campo, observou-se que a maioria das soluções adotadas para conter erosões costeiras nas praias de Maceió, obtiveram resultados insatisfatórios devido a fatores como: falta de manutenção, colapso, poluição visual, poluição ambiental e risco de acidentes com transeuntes, dentre estas soluções podemos citar o Bolsacreto, enrocamento, gabião e o muro de arrimo. As soluções que se observou resultados satisfatórios foram o Bagwall e o Sandbag, estas soluções apresentaram fatores positivos como: durabilidade, baixo custo de manutenção, estabilidade, indução da engorda natural da praia, baixo e baixíssimo impacto ambiental, interação com o ambiente e recuperação da paisagem natural.

 Palavras-Chave: Proteção costeira; Erosão costeira; Oceanografia; Restinga


FONTE: BLOG MARCO LYRA

Comentários

Grato pelo privilégio de ter tido como coorientador do meu TCC, um profissional respeitado e renomado como você, Marco Lyra. Agradeço também, por compartilhar em seu blog, o resumo do meu Trabalho de Conclusão de Curso.

Mais visitados