Prefeitura monitora tubarões e outros animais na megaobra de alargamento na praia de Balneário Camboriú

 

Mudança no conjunto de seres vivos, flora e fauna que habitam naquela região já era esperado. Na semana passada, surfistas relataram ter encontrado um tubarão no local.


Por Caroline Borges e Dagmara Spautz, g1 SC e NSC

Primeiro animal foi avistado em 16 de outubro, nadando junto ao molhe da Barra Sul — Foto: Redes Sociais/Reprodução

A prefeitura de Balneário de Camboriú, no Litoral Norte, monitora o aparecimento de tubarões e outros animais na orla da Praia Central, onde ocorre uma megaobra de alargamento da faixa de areia. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, uma mudança no conjunto de seres vivos, flora e fauna que habitam naquela região já era esperada.

"Revolvendo o fundo da enseada, você amplia a quantidade de oferta de alimentos. Aumenta os peixes, aumenta os predadores. Mas tudo dentro da normalidade, pois são espécies que já ocorrem aqui na região", disse.

Na semana passada, três surfistas que praticavam o esporte relataram ter encontrado um tubarão na praia. Essa foi a segunda vez que um animal foi visto na localidade.

"Já era esperado alteração na biota. Por isso estamos monitorando. Mas até agora não temos nenhum dado que relacione um impacto negativo de grande magnitude", explica.

Além de tubarões, a equipe técnica acompanha a atividade de outros animais que vivem na orla, e uma parte do programa é voltada especificamente aos peixes. Segundo Maria, desde que a draga começou a coletar a areia do fundo do mar, em agostoapenas tartarugas, pinguins e cetáceos foram avistados.

Pesquisador e curador do Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, Jules Soto identificou a espécie avistada ao longo do molhe da Barra Sul, em setembro, e conversou com os surfistas que relataram um encontro com um pequeno tubarão na última semana. O animal, com cerca de um metro de comprimento, fugiu após esbarrar e sondar com o focinho o grupo de surfistas.

Imagem aérea em 2 de setembro de 2021 — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação


Primeira aparição após o início das obras


Um tubarão com cerca de dois metros de comprimento foi visto nadando em Balneário Camboriú em 16 de setembro. O animal apareceu no trecho onde acontecem as obras de alargamento da faixa de areia.


Qual é o objetivo da obra?

A obra quer alargar a faixa de areia de atuais 25 metros, em média, para 70 metros. Segundo a prefeitura, o trabalho vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para moradores e visitantes.


Quando a obra começou?


A obra começou em março, com a montagem da tubulação que é usada para levar a areia até a orla. Esta etapa do transporte do material iniciou em 22 de agosto, com a chegada da draga. Eles são feitos por um consórcio de duas empresas: a brasileira DTA Engenharia e a belga Jan De Nul, vencedora da licitação realizada pelo município. A obra vai custar R$ 66,8 milhões.


FONTE: G1 SC






Comentários

Mais visitados