PEDRAS JOGADAS NA PRAIA EM MACEIÓ

 Stones launched In Maceió beach


Obras improvisadas continuam sendo feitas na orla de Maceió. O avanço do mar nas praias urbanizadas de Maceió precisa ser mitigado. Não dá para empurrar o problema para debaixo do tapete. Entra administração sai administração e o problema continua. O futuro prefeito de Maceió terá que encarar o problema e resolver.  

Pedras lançadas na praia do Pontal da Barra em Maceió.                                           Foto: Autoral

Quem chega em Maceió pelo litoral sul hoje, se depara com um cenário inesperado de destruição da sua paisagem natural. Estão jogando pedras para conter o avanço do mar na praia do Pontal da Barra.

O mar avançou ameaçando o asfalto da principal entrada do litoral sul a capital de Alagoas. O calçadão está todo destruído e interrompido pelas grandes pedras colocadas no local.         Foto: Autoral

Maceió precisa urgentemente se planejar para recuperar suas belíssimas praias frente ao inexorável avanço do mar. Nossas praias estão magras, isto é, estamos perdendo nossa faixa de praia. Precisamos nos adaptar. É preciso ação para conter a erosão costeira. Grande desafio para o futuro prefeito de Maceió.

Jogar pedras na praia é combater um desastre ambiental com um crime ambiental.     Foto: Autoral


As praias da capital de Alagoas são verdadeiras joias raras, reconhecidas nacionalmente e internacionalmente. Elas são fortes atrativos para o turismo, que fazem de Maceió um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Alagoas tem dado bons exemplos em obras de proteção costeira. Um bom exemplo de proteção costeira foi recém construído na praia de Ipioca em Maceió, com o uso do dissipador de energia Sandbag, que poderia ter sido utilizado no Pontal da Barra sem agredir ao meio ambiente.

Após 30 dias da conclusão do Sandbag no Salinas Maceió, a erosão costeira foi contida, a praia emergiu e a areia continua se depositando recuperando a praia natural.                Foto: Autoral

 FONTE: MARCO LYRA

 


Comentários

Mais visitados