PROTEÇÃO COSTEIRA: COMO ESTÁ O SANDBAG NO HIBISCUS BEACH CLUB MACEIÓ APÓS A MAIOR MARÉ DE 2020?


Coastal Protection: How is the Sandbag at Hibiscus Beach Club Maceió after highest tide of 2020?

Após um ano da sua construção, o Dissipador de Energia Sandbag continua firme e forte no Hibiscus. A praia continua em recuperação.

No último dia 18 de setembro, após um ano da construção do Dissipador de Energia Sandbag na praia de Ipioca, ocorreu a maior maré de 2020, com amplitude 2,50m, com energia de onda de 635 Joules e ventos de 30 km/h, o trecho antes com erosão encontra-se estabilizado em frente o Hibiscus Beach Club.

Sandbag Hibiscus: Após 1 ano da construção o alargamento da faixa de areia no trecho é visível 

Foto: Autoral


 MONITORAMENTO DA OBRA

A obra do Sandbag no Hibiscus vem sendo monitorada antes, durante e depois da sua construção, por uma equipe multidisciplinar, que deverá publicar o relatório técnico anual de acompanhamento da evolução dos resultados obtidos com a proteção costeira.


O empresário Vanderlei Turatti, coordena e acompanha de perto todas as atividades do monitoramento e observa os resultados positivos da intervenção, junto com toda equipe técnica.

A obra de engenharia adotada tem protegido a propriedade agredida pela erosão marinha, recuperando o perfil praial com a engorda natural da praia. A obra não é rígida, fica enterrada no perfil da praia e garante o acesso da população à praia recreativa.

Sandbag Hibiscus: Após a ressaca a areia continua se depositando na praia.   Foto: Autoral

O vídeo aéreo mostra a eficácia da obra e o efeito da dissipação da energia das ondas após sua passagem pela estrutura enterrada.



Imagem: Vanderlei Turatti


FONTE: MARCO LYRA












Comentários

Mais visitados