ALAGOAS DE OLHO NO LITORAL


Coastwatch Alagoas



Em 2009, realizamos em Alagoas a primeira campanha “Alagoas de Olho no Litoral”, organizado pela ONG ATA, em parceria o Governo do Estado de Alagoas e outros parceiros do projeto. Participaram de campanha professores estaduais e municipais, alunos das escolas públicas e membros das comunidades litorâneas. Mais de 700 participantes se engajaram na companha que contou com a participação de 9 dos 15 municípios litorâneos.

Campanha ALAGOAS DE OLHO NO LITORAL  - São Miguel dos Milagres

Campanha ALAGOAS DE OLHO NO LITORAL  - Ilha da Croa - Barra de Santo Antonio

Campanha ALAGOAS DE OLHO NO LITORAL  - Jaraguá - Maceió

Campanha ALAGOAS DE OLHO NO LITORAL  - Praia do Peba - Piaçabuçu

O projeto Coastwatch surgiu na Irlanda há mais de 20 anos, onde anualmente voluntários fazem uma campanha varrendo 10.000 quilômetros de litoral, desde os Fiordes na Noruega até as Ilhas Gregas, para verificar as condições que se encontram o litoral da Europa.


Essa Campanha mostra a necessidade de criar formas de intervenção que visem disciplinar o uso e ocupação do litoral. A intervenção do poder público ocorre naturalmente nessas áreas, mas há a necessidade de permitir a participação das populações e das sociedades civis organizadas, junto aos órgãos envolvidos, pois o litoral é um patrimônio público de todos.

Com as mudanças climáticas que estão em curso, é necessário ação para levar à população educação e consciência ambiental, e o projeto Coastwatch é um exemplo vivo disso.

No lançamento do livro Gestão do Litoral e Cidadania Ambiental (2009) da professora Lurdes Soares, ela fez uma síntese do Projeto Coastwatch na seguinte frase: “No litoral, como em tudo, é preciso conhecer para amar e é preciso amar para cuidar”.

Segue abaixo o Relatório Final da Campanha “DE OLHO NO LITORAL”


Relatório da I Campanha Coastwatch 2009
Tema: Alagoas de Olho no Litoral

Agradecimentos

Agradecemos a todos os parceiros e participantes da Campanha. Contamos novamente com o apoio de todos os parceiros que tiveram um papel decisivo para obtenção do Relatório Final da Campanha.
Para finalizar deixamos as duas frases vencedoras da campanha realizada em 2009 escritas pelos participantes.  

“Vamos preservar as riquezas naturais de nossas praias”
Vanessa Silva dos Santos
Aluna da E. Municipal Luiz Verçosa de Albuquerque


“Nosso Litoral depende de nós”
. Jeferson Santos de Limas
Aluno da E. E. Professor Sebastião Felisberto de Carvalho


1. RESUMO DAS ATIVIDADES

Durante a Semana Integrada do Meio Ambiente de Alagoas em 2009, foi realizada a I Campanha Coastwatch 2009 no litoral de Alagoas com o Tema “Alagoas de olho no litoral” através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas e da ONG ATA – Amigos da Terra e da Água, com apoio da SEMARH, IMA, IBAMA e UFAL.
As atividades de campo foram realizadas nos dias 3,4 e 5 de junho respectivamente na seguinte ordem Litoral Centro, Litoral Norte e Litoral Sul. Participaram da Campanha os municípios de Japararinga, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Passo do Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Maceió, Barra de São Miguel, Piaçabuçu e Penedo.
Foram levantados 55 km de litoral com um total de voluntários de 730 participantes, dentre eles estudantes das redes estadual e municipal, professores, pescadores, jangadeiros e moradores interessados. 
Os questionários da Campanha foram preenchidos pelos voluntários sob a orientação e supervisão dos professores, onde foram abordados aspectos do nosso litoral tais como a caracterização do tipo de costa, a acessibilidade das praias, a identificação de erosão costeira nos trechos levantados, de descargas líquidas no mar, da fauna e da flora existentes, do lixo encontrado, da pressão imobiliária e turística, com a percepção de riscos de degradação ambiental nos trechos levantados.   

2. ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS EM CAMPO

ITEM
COMENTÁRIOS
A
O levantamento feito tanto em Área de Preservação Ambiental como em outras áreas apresentaram 100% de acessibilidade a pé, sendo que em 20% dessas áreas o acesso pode ser feito com veículo motorizado. Foram observadas construções irregulares obstruindo o acesso e avançando na linha de maré, escombros de obras de defesa costeira.  
B
Na caracterização do tipo de costa, há predominância não rochosa com tipo de sedimento arenoso e areno-argiloso em sua maioria areias médias, tendo sido observadas também pequenas ocorrências de areias finas.
20% dos trechos levantados foram considerados não urbanizados
20% dos trechos levantados foram considerados pouco urbanizados
60% dos trechos levantados foram considerados urbanizados
O uso do solo até 50 m da linha de costa com predominância de vegetação rasteira, pastagem e coqueiral.
Foram identificadas diversas descargas líquidas no mar onde cerca de 3% delas apresentaram coloração escura com presença de espuma e peixe morto.
C
A largura da Zona Supratidal localizada entre a linha normal de maré cheia e a linha máxima atingida pelas ressacas variou de 5 a 50 metros. Os principais representantes da flora e da fauna dessa zona, foram o Planta de Dunas  e andorinhas e gaivotas respectivamente.
D
A largura da Zona Intertidal localizada entre a linha normal de maré cheia e de maré vazia, variou entre 5 e 50 metros. Os principais representantes da flora da Zona Intertidal foram : Alecrim de Praia, Capim de Praia, Salsa de Praia, Feijão da Praia, Mangue Vermelho, Mangue Preto, Alga Verde, Alga Vermelha, Alga Calcárea, Gajurú,  resíduos de algas e ou plantas na linha de maré, resíduos de conchas na linha de maré.
Os principais representantes da fauna da Zona Intertidal foram Ouriços do mar, Caranguejos, Camarões, Mexilhões, Estrela do Mar, peixes e gatos. Foram identificadas pequenas quantidades de aves conhecidas como lavadeiras e urubus.
E
Os resíduos e a poluição encontrados no trecho foram resíduos de construção, lixo doméstico em sacos e destroços de barcos.
Em todos os trechos a maior quantidade de resíduos encontrada foi:
Plástico (garrafas de bebida), sacos plásticos  e pontas de cigarro – acima de 100 unidades por km.
Metal (garrafas de bebida), pneus, aparelhos de pesca, artigos de vestuário e sapatos – entre 6 e 50 unidades por km.
Vidro (lâmpadas) – entre 1 e 5 unidades por km.
Foram encontrados ainda, restos de peixe, ossos, fezes humanas, fezes de mamíferos e restos de utensílios domésticos. 
F
Observou-se o risco de degradação ambiental com a seguinte situação:
Erosão Costeira – 100% dos trechos apresentaram sinais de erosão costeira.
Extração de Inertes – foi observado extração de areia em cerca de 20 % dos trechos levantados
Pressão Imobiliária e Turística excessiva em 80% dos trechos.
Perda de qualidade ambiental foi observada, com desmatamento de mangue e mata atlântica para fins de expansão imobiliária, houve registro de pesca predatória com uso de explosivos  sem nenhuma fiscalização.  

3. CONCLUSÃO DO RELATÓRIO

Diante da análise dos dados retirados dos questionários preenchidos em cada trecho, podemos concluir o seguinte:
- A acessibilidade das áreas é possível em todos os trechos sendo feita a pé, existem locais onde as construções irregulares avançaram limitando o acesso, porém não interrompendo, há necessidade de medidas junto aos órgãos fiscalizadores fazer cumprir a legislação no tocante as áreas edificantes.
- A característica principal do tipo de costa predomina a não rochosa com tipo de sedimento arenoso em sua maioria areias finas, com altura da encosta baixa e inclinação vertical.
- As áreas levantadas apontam para um crescimento da urbanização, com pressão imobiliária e turística excessiva.
- O uso do solo até 50 metros da linha de costa a vegetação predominante é rasteira e coqueiral, praticamente a mata atlântica inexiste, seria interessante desenvolver projetos de reflorestamento em áreas não urbanizadas.
- Os resíduos de poluição encontrados nos trechos indicam a necessidade de efetuar um trabalho educativo mais eficaz junto à população para reduzir a quantidade de lixo na praia.
- Os riscos de degradação ambiental encontrados foram a erosão costeira e a pressão imobiliária e turística excessiva, há necessidade de cada município elaborar um Zoneamento Costeiro para disciplinar o uso do solo, e garantir um crescimento sustentável para a população local.

Maceió/AL, 05 de junho de 2010.


Marco Antonio de Lyra Souza
Presidente da ONG ATA


 Nota Informativa do Blog

É preciso mudar de atitude com relação ao meio ambiente. Precisamos entender que para sobrevivência da nossa espécie e das outras, que também fazem parte da grande cadeia alimentar do planeta, temos que deixar o nosso egoísmo de lado e pensar no coletivo, pois ações que degradam o meio ambiente afetam a todos nós habitantes da Terra.
Nunca pense que o problema dos outros não é seu, veja a situação existente atualmente na grande São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, com toda sua grande infraestrutura, vivendo os primeiros sinais do caos do clima. Fortes temporais descarregados em pequenas áreas em terrenos impermeabilizados pelo asfalto, tendo como consequência direta enxurradas e enchentes. Tivemos lá também no ano passado vendaval e tremor de terra.
Precisamos ser mais solidários com o nosso próximo, que pode estar ao nosso lado, no Havaí, em Machu Picchu, ou em qualquer parte do mundo. Enquanto não alimentarmos em nossos corações o amor ao próximo, e o espírito coletivo de solidariedade humana, nós habitantes do planeta Terra corremos o risco do desaparecimento predatório.

“Em 2021, voltaremos a realizar as campanhas DE OLHO NO LITORAL, sob a coordenação da ONG ATA, cujos objetivos são promover a educação e a conscientização ambiental a seus participantes. A forma abordada na Campanha, levam os voluntários, a assumirem seus papéis como atores no processo de mudança de comportamento para preservação do ecossistema costeiro, desenvolvendo o conceito de cidadania ambiental.”

Marco Lyra

FONTE: ONG ATA - AMIGOS DA TERRA E DA ÁGUA




Comentários

Mais visitados