Aumento da faixa de areia em Canasvieiras custaria cerca de R$ 25 milhões, diz oceanógrafo
A avaliação que ainda não é um projeto concluído foi apresentada ao prefeito e para outras autoridades em Florianópolis MICHAEL GONÇALVES, FLORIANÓPOLIS - ATUALIZADO EM 01/10/2017 ÀS 21H08
A praia de Canasvieiras sofre com a ressaca que castiga a Ilha de Santa Catarina desde maio. Em determinados pontos da praia, quando a maré sobe, a faixa de areia desaparece. Em situação normal, o espaço para os banhistas oscila entre cinco a 15 metros de comprimento. O oceanógrafo e sócio-diretor da Atlântico Sul Consultoria, Maurício Torronteguy, fez uma avaliação preliminar do quanto custaria e de como funcionaria o processo de engordamento da praia do Norte da Ilha. O valor é de R$ 25 milhões, com uma variação de 20% para mais ou menos.
A avaliação, que não é o projeto concluído, foi apresentada durante o evento de comemoração dos 20 anos da regional da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) de Canasvieiras com a presença do prefeito Gean Loureiro (PMDB) e outras autoridades.
“A faixa de areia pode ser recuperada, mas precisamos superar o descaso e a falta de informação. Precisamos adotar uma postura mais propositiva. Em 2000, a professora Janete Abreu de Castilho já indicava o avanço do mar na praia da Armação, que foi atingida em 2010”, observou Maurício.
Comentários
Postar um comentário